Saúde
Campanha reforça a importância da não ingestão de bebida alcoólica por motoristas
Com o tema é “Bebida e direção. Deixe essa mistura fora da festa”, a iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (4) em Brasília (DF) e visa a redução de acidentes causados por embriaguez no trânsito
A Campanha reforça o que determina a Lei Seca e quer incentivar os motoristas que consumiram bebidas alcoólicas a voltarem para casa ou para onde estão hospedados de carona, ônibus ou táxi, mas nunca dirigindo. Com linguagem voltada para as festas de Carnaval, as peças publicitárias chamam atenção para as consequências do ato de dirigir alcoolizado.
A campanha faz parte, ainda, das ações do Programa Parada: Pacto Nacional para Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, lançaram a iniciativa durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (4), em Brasília (DF).
Lei Seca
Na última terça-feira (28/01), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução nº 432 que deixa a chamada Lei Seca (12.760/2012) mais rigorosa e não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor. Esta também foi mais uma ação do Parada: Um Pacto pela Vida, que inclui campanhas educativas, de conscientização e de fiscalização.
- Lançada campanha permanente de trânsito
- Lançada campanha para reduzir acidentes no trânsito
- Grandes cidades receberão R$ 12,8 milhões para prevenção de acidentes de trânsito
Parada - Um Pacto Pela Vida
Parada – Um Pacto pela Vida, lançada em setembro, é uma campanha permanente para diminuir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito até 2015.
O Parada foi uma resposta do Brasil à Assembleia-Geral das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram cerca de 1,3 milhões de mortes no trânsito em 178 países, em 2009.
A iniciativa tem como meta a redução de 50% nos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, em 10 anos. A campanha brasileira visa articular a ação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, do setor privado e da população brasileira.
Fonte:
Ministério das Cidades
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















