Geral
Começa a segunda etapa do Programa Jovem Aprendiz no Rio de Janeiro e no Paraná
Os candidatos habilitados em todas as etapas serão convocados a assinar contrato de aprendizagem com a Dataprev pelo prazo de 12 meses
Já estão sendo convocados os jovens partcipantes da segunda fase de seleção do Programa Jovem Aprendiz no Rio de Janeiro e no Paraná. A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência
Social (Dataprev) informa que entre os candidatos 23 jovens foram classificados para a segunda etapa do processo. No Paraná serão preenchidas duas vagas e no Rio de Janeiro, 16.
Nesta fase os candidatos serão avaliados por redação e entrevista. No Rio de Janeiro, a segunda etapa ocorrerá dia 29 de maio e o resultado será divulgado dia 14 de junho. Já no Paraná, a avaliação acontece nesta segunda-feira (20), com o resultado previsto para a próxima quarta-feira (22).
Os candidatos habilitados em todas as etapas serão convocados a assinar contrato de aprendizagem com a Dataprev pelo prazo de 12 meses. O salário mensal será de R$ 442,80, além de auxílio-alimentação e vale-transporte.
Etapas
No Rio, 136 candidatos se inscreveram na seleção. Após a primeira fase, realizada em 13 de maio, quando foi aplicada uma prova de interpretação e lógica, foram selecionados 17 candidatos para a segunda etapa. Nove jovens com deficiência participarão da segunda etapa no Instituto Benjamin Constant, na Urca.
No Paraná, a primeira etapa do processo seletivo, realizada também em 13 de maio, contou com a participação de nove jovens. Inicialmente, o edital previa a convocação dos primeiros quatro classificados. No entanto, como houve empate entre os participantes, foram convocados os seis primeiros classificados para a nova fase do processo.
Após a aprovação, os candidatos trabalharão com carga horária de quatro horas diárias, com um total de 20 horas semanais, em turno único das 8h às 12h. O programa prevê que os candidatos selecionados recebam também capacitação teórica no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além da aprendizagem prática realizada nas unidades da Dataprev.
Para participar, os jovens devem estar cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública, além de ter renda familiar de até dois salários mínimos nacionais, hoje equivalente a R$ 1.356. Os jovens devem ter entre 16 e 18 anos contados a partir de 8 de julho de 2013. No caso de jovens com deficiência, o limite de idade é de 24 anos.
Leia da Aprendizagem
A regulamentação da Lei da Aprendizagem, feita pelo Decreto nº 5.598/2005, estabelece que empresas públicas e privadas de médio e grande porte devem ter em seus quadros de funcionários, excluídas funções que demandem, entre 5% e 15% de aprendizes. Dessa forma, garante-se a oferta regular de vagas de trabalho e oportunidades de formação profissional para os jovens e adolescentes.
Diversas empresas mantêm programas especiais de contratação de aprendizes. Os Correios, por exemplo, já contrataram 3,7 mil adolescentes em todo o Brasil.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















