Geral
Estudantes da área de saúde podem concorrer a bolsas de pós-doutorado nos EUA
Interessados devem encaminhar as propostas ao CNPq, preenchendo o Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas
Estão abertas as inscrições para bolsas de pós-doutorado no exterior (PDE) para pesquisas nas áreas de biociências e ciências da saúde. Áreas consideradas prioritárias para o Brasil. As bolsas fazem parte de uma parceria entre o programa Ciência sem Fronteiras e o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.
Os interessados devem encaminhar as propostas ao Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do site da instituição, preenchendo o Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Devido ao interesse crescente dos Institutos em receber estudantes brasileiros, as oportunidades de bolsas nesta área passaram a ser incluídas no Calendário regular de bolsas no exterior do CNPq, o qual conta com três cronogramas anuais de submissão de propostas.
Ciências sem Fronteira
O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















