Saúde
Mutirão de cirurgias ortopédicas é realizado no Rio de Janeiro
Cirurgias
Trinta pacientes que aguardavam cirurgia de joelho estão sendo beneficiados com um mutirão de cirurgia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), que acontece nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24). O esforço é para eliminar a lista de espera pelo procedimento, através da artroscopia de joelho, cirurgia menos invasiva, realizada por vídeo para corrigir as lesões de menisco e de cartilagem. O procedimento é realizado pelo Centro de Medicina Esportiva, no Rio de Janeiro. Todos os pacientes foram examinados e a maioria sofreu lesões de origem traumática.
O Centro de Medicina Esportiva foi criado para oferecer tratamento especializado a atletas que necessitam de atendimento ortopédico no Sistema Único de Saúde (SUS). O local atende atletas em formação nos programas esportivos sociais com consultas médicas, orientações para tratar lesões e a realização de cirurgias com especialistas até o retorno à prática esportiva
Balanço
A iniciativa em realizar o 10º Mutirão de Cirurgias faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.
Este ano, o Into já beneficiou 473 pacientes em um total de 502 cirurgias, em nove mutirões realizados pelos centros especializados em crâniomaxilofacial, quadril, coluna, oncologia ortopédica, ortopedia pediátrica, joelho, ombro, microcirurgia reconstrutiva e pé e tornozelo.
Entre as cirurgias realizadas, estão as artroplastias primárias para a colocação de próteses no quadril e no joelho, a correção da escoliose na coluna, procedimentos para corrigir deformidades ortopédicas em crianças, a ressecção de tumores ósseos e as lesões que afetam o ombro, o pé e tornozelo e o movimento dos braços e mãos de bebês e crianças.
Pioneirismo
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde, é centro de referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades. Segue uma trajetória avanços, comprovada pelos números e qualidade no atendimento de pacientes do SUS e pela estrutura que oferece. É posto de excelência na área de ortopedia, traumatologia e reabilitação do país.
A capacidade estimada de atendimentos é de cerca de 86 mil a cada ano. A equipe conta com fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais. O Into conta também com 21 salas cirúrgicas - entre as quais, uma sala para emergências. São 255 leitos de internação e 48 leitos de terapia intensiva e pós-operatório.
O Into é candidato a ser hospital de referência para o atendimento de atletas olímpicos nos jogos de 2016.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















