Saúde
Brasil produz 90% das vacinas oferecidas no SUS
Oferta de vacinas
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população brasileira 25 tipos de vacinas e cerca de 90% delas são produzidas no país. Em 40 anos de existência, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS) colocou o Brasil entre os países que oferece o maior número de vacinas à população. Uma das razões para o êxito do PNI são as iniciativas buscando a produção nacional dos imunobiológicos, inclusive por meio de parcerias com laboratórios públicos.
“Em 2009, já foram assinadas as primeiras parcerias no governo, e hoje nós já contamos com 88 delas, sendo sete vacinas, e já estão ativas seis delas. Hoje nós contamos com uma rede, uma grande rede de produtores públicos, a exemplo da Fiocruz, a exemplo do Butantan em São Paulo”, destaca a coordenadora geral de base química e biotecnologia do Ministério da Saúde, Kellen Rezende, sobre as parcerias de desenvolvimento produtivo para a ampliação vacinal.
Para 2014, o Ministério da Saúde prevê a oferta de mais três vacinas no calendário nacional: HPV, hepatite A e vacina para gestantes que protege contra difteria, tétano e coqueluche.
Programa Nacional de Imunizações
Algumas das vacinas oferecidas pela rede pública de saúde tiveram papel fundamental na erradicação de doenças, como a dose contra poliomielite, febre amarela e varíola. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos.
O PNI do Ministério da Saúde, em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, proporciona o acesso equânime aos imunobiológicos especiais aos grupos portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas e seus comunicantes, usuários com história associada a evento adverso pós-vacinação e profilaxia pré e pós-exposição a determinados agravos. Estão disponibilizados nos 42 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) das 27 unidades federadas.
O Brasil conta com mais de 34 mil salas de vacinação. O cidadão precisa estar atento às campanhas e ao calendário, que corresponde ao conjunto de vacinas prioritárias para o País. São quatro os calendários de vacinação, voltados para públicos específicos: criança, adolescente, adulto e idoso e população indígena. Todas elas são disponibilizadas gratuitamente nos postos da rede pública.
Fonte:
Blog da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















