Saúde
Expoepi encerra com premiação de 18 mostras
Vigilância em saúde
Foi encerrada nesta sexta-feira (18) a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada em Brasília. Cerca de três mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de uma semana, debateram e trocaram experiências sobre assuntos relevantes para o aprimoramento do setor.
Durante a solenidade de encerramento, o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou o desafio da Mostra em reunir profissionais de todo país e incentivar a troca de conhecimento entre as equipes multidisciplinares. “O evento foi um sucesso sob todos os pontos de vista. A mostra competitiva é um grande aprendizado e permite que boas iniciativas se disseminem rapidamente”, afirmou. Como exemplo, o secretario citou o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde nos municípios de Aparecida de Goiânia (GO), Campos dos Goytacazes (RJ) e Jaboatão dos Guararapés (PE), que estão entre os 18 premiados. Confira aqui as mostras premiadas.
A Expoepi tem como objetivo dar visibilidade às ações de vigilância em saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento da área. No evento foram realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas da área de saúde pública.
Durante a solenidade de encerramento, foram premiadas as mostras que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. Pela primeira vez foi incluído o tema “Malária e outras doenças transmissíveis de importância para a Região Amazônica” e “Ações de prevenção realizadas por organizações da sociedade civil” entre os temas de premiação de experiências bem-sucedidas, realizadas pelos serviços de saúde do SUS.
O evento contou com 540 experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde; 148 trabalhos de profissionais que atuam no SUS e contribuem para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos; e 16 experiências com ações desenvolvidas por movimentos sociais que cooperaram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas.
Dentre as novidades da 13ª Expoepi, destacaram-se um painel especial sobre os 40 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma mesa-redonda que debateu os caminhos para reforçar a integração entre vigilância em saúde e atenção básica e outra que discutiu as contribuições atuais da epidemiologia para a saúde pública.
Saúde Brasil
Neste ano, a Secretaria de Vigilância em Saúde publicou mais um livro da série “Saúde Brasil” - lançado pela primeira vez em 2004 - e que traz uma análise sobre a situação de saúde dos brasileiros. Durante a Expoepi, houve um painel específico para o lançamento da publicação, onde foram debatidos os principais resultados contidos nos seus capítulos, relacionados à mortalidade infantil, materna, da mulher e do adulto jovem, entre outros temas.
Realizada anualmente desde 2001, a Expoepi estimula o intercâmbio de informações e experiências entre representantes das três esferas do SUS: governo federal, estados e municípios.
A participação ativa de gestores e trabalhadores do SUS no encontro refletiu a incorporação crescente da epidemiologia no planejamento, na análise e na reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos em saúde pública. O evento - promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde - também serviu para reafirmar a valorização dos profissionais empenhados em monitorar e promover a saúde, prevenir doenças e agravos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















