Saúde
Inca e Prefeitura do Rio promovem ações de conscientização e lazer
Outubro rosa
A programação em prol da conscientização e compartilhamento de informações sobre o câncer de mama segue, no dia 18 de outubro, para o Parque de Madureira. Na sala de aula da Nave do Conhecimento, ocorrerá o Debate sobre saúde das mamas, moderado por técnicos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que utilizará como ferramenta educativa o quiz sobre “mitos e verdades”, criado pelo Inca para desmistificar crenças sobre a doença. Todas as atividades serão transmitidas às demais naves da Prefeitura do Rio: Padre Miguel, Santa Cruz, Bangu, Irajá e Penha. As atividades seguem com mesa de bate-papo sobre câncer de mama e música, com participação da madrinha da campanha, Zezé Motta, e pacientes.
Também está programado o lançamento da exposição virtual A mulher e o câncer de mama no Brasil, fruto da parceria entre Inca e Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com a participação do diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, e o coordenador da exposição, Luiz Teixeira. Em formato digital, a mostra passa pelo simbolismo da mama e reúne imagens de campanhas de controle do câncer de mama realizadas no país ao longo das últimas décadas. Estará em exibição em todas as Naves também durante o mês de novembro. A versão física, com 20 painéis medindo 1,0m X 1,10m, será inaugurada na Casa de Oswaldo Cruz, no dia 21 de outubro.
O evento terá início às 15h30 e, como encerramento, será exibido o filme Garotas do Calendário, a partir das 19h (sujeito à alteração, em caso de chuva).
Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama (feito por organizações da sociedade civil, associações médicas profissionais e agências governamentais), o Outubro Rosa foi criado para promover a conscientização sobre o câncer de mama, compartilhar informações, e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.
Na década de 2000, o movimento chegou ao Brasil e, em 2010, o governo brasileiro, por meio do Inca (que integra a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde), passou a fazer parte da mobilização. Nos dois últimos anos, o Instituto realizou eventos sobre câncer de mama com a participação da sociedade civil, além de produzir e distribuir materiais informativos com recomendações para a população e profissionais de saúde.
Em 2013, a campanha “Câncer de mama. Cuidar da saúde é um gesto de amor à vida” ganhou reforço de divulgação nos perfis de mídias sociais do Ministério da Saúde, além de desdobramento em mídias alternativas, como aerodoor e distribuição de materiais pelos parceiros Cia. Aérea Bondinho Pão de Açúcar, Autoviação 1001, MovTv/Orla TV, Transmania, Canal Saúde e Delta Airlines.
Para as mulheres, foi desenvolvido o folder “Saúde das mamas”, que aborda a importância de a mulher conhecer o próprio corpo para a detecção precoce do câncer de mama, apresentando quais os sinais de alterações suspeitas das mamas.
Para profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais ligados à saúde da mulher, o Inca realizou um evento técnico abordando o percurso de assistência da mulher com câncer de mama. Neste ano, o Instituto também lançou a revista Brasileira de Cancerologia Edição Temática câncer de mama, com trabalhos científicos sobre este tipo de câncer.
Todas as ações da campanha estão no hotsite.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















