Saúde
Ministério da Saúde lança mutirão de cirurgias em quatro cidades
Cirurgias de Catarata
As cidades de Goiânia, Maceió, Curitiba e o município Bom Jesus da Lapa, na Bahia, aderiram ao Projeto Olhar Brasil lançado na última sexta-feira (4), pelo Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera por cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir assistência integral em oftalmologia. Com isso, nos próximos dois meses, quase oito mil consultas oftalmológicas e cerca de duas mil cirurgias de catarata devem ser realizadas nessas cidades.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os municípios vinculados ao projeto Olhar Brasil recebem um incentivo financeiro específico para organizar mutirões. “O Ministério da Saúde desde o ano de 2011 criou incentivo específico para que os estados e municípios organizem mutirões, esforços concentrados como esse. É um incentivo onde o ministério passa um recurso, onde autoriza, inclusive, a antecipação desse recurso, um esforço para realizarmos mutirões, esforço concentrado para reduzir o tempo de espera, então o estado organizando a sua fila, dando mostras que de aprimoramento na gestão dessa fila, organizando a fila, negociando com suas equipes, recebe esse incentivo a mais do Ministério da Saúde”, explica Padilha.
Projeto Olhar Brasil
O Projeto Olhar Brasil é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação para identificar e corrigir problemas de visão, garantindo assistência integral em oftalmologia a crianças e jovens. Entre os objetivos da estratégia estão reduzir taxas de repetência dos alunos nas escolas e diminuir as filas de consultas para as crianças. Somente no período de janeiro a julho deste ano foram realizadas cerca de um milhão e 200 mil cirurgias que não são de urgência, como cirurgias ortopédicas, vasculares e de visão. Mais informações no site do Ministério da Saúde.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















