Saúde
Mostra fotográfica apresenta história psiquiátrica no País
Saúde mental
Fotografias da Mostra “Memória da Loucura” estão em exibição no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) até 8 de novembro. As imagens retratam momentos da trajetória da assistência psiquiátrica no Brasil, como o cotidiano da primeira instituição manicomial brasileira, o Hospício de Pedro II, construído em 1852, e a criação das colônias de alienados na última década do século XIX.
Memória da Loucura foi a exposição que inaugurou o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), em 2001, e já percorreu as cinco regiões brasileiras, sendo vista por mais de 40 mil pessoas.
É composta de vários módulos e atividades, podendo ser exibida em fragmentos, como é o caso desta mostra – apenas o módulo fotográfico. A Mostra pode ser visualizada integralmente no sítio do CCMS.
CCMS
Situado em um prédio histórico que integra o Corredor Cultural do Rio de Janeiro, na Praça XV, o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) foi inaugurado em 2001. Vinculado à Coordenação-Geral de Documentação e Informação/Subsecretaria de Assuntos Administrativos/Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (CGDI/SAA/SE/MS), o CCMS atua como um espaço democrático de disseminação do saber na área de Saúde Pública.
Ao resgatar a história da Saúde, o CCMS evidencia suas políticas públicas, bem como incentiva a participação da sociedade na luta pela melhoria na qualidade de vida. Também presta atendimento ao público mediante serviços de informação em saúde, exposições locais, itinerantes e virtuais, eventos culturais, técnicos e científicos, exibições de vídeos, orientação ao usuário sobre consulta e pesquisa às redes governamentais de serviços, além de divulgação dos serviços da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















