Saúde
SUS e saúde no sistema prisional são debatidos
Saúde pública
A transparência na gestão pública, o controle social e o controle interno foram discutidos na 250ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para explanar sobre o tema, foram convidados representantes do Departamento de Auditoria do SUS (DENASUS), Jovita Rosa, da Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS), Luiz Odorico, e da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Ana Fontenele.
Os convidados falaram sobre os mecanismos de controle externo, interno e social do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram apresentados os sistemas de monitoramento e fiscalização disponíveis pelo Ministério da Saúde, como a ouvidoria do SUS, sistema de avaliação e não apenas de reclamação. A ideia é que a ouvidoria funcione 24 horas e que, até junho de 2014, todos os sistemas de controle do MS estejam interligados qualificando as informações e facilitando os controles.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAI) foi exibida aos conselheiros e internautas, por Marden Marques, Coordenador Nacional de Saúde no Sistema Prisional, que mostrou a dimensão da assistência à saúde nos presídios. Segundo ele, a ideia é levar o SUS para dentro das unidades prisionais a exemplo da Rede Cegonha.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















