Saúde
BNDES apoia implantação de fábrica de medicamentos em Manaus
Financiamento
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 190,2 milhões para implantação de uma unidade fabril da empresa Novamed, do grupo controlador da EMS, voltada para a produção de medicamentos sólidos em Manaus (AM).
A operação acontece no âmbito do Programa BNDES de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (BNDES Profarma). A participação do Banco na operação é de 90% dos itens financiáveis.
A fábrica terá três andares e contará com um moderno processo de separação e pesagem automática de materiais, a ser operacionalizado através de um transelevador, que se move de forma automática e veloz entre os corredores do estoque, separando os materiais com maior agilidade e precisão e, assim, garantindo maior produtividade. A planta será construída levando em consideração elementos de projeto sustentável.
A construção permitirá ampliação significativa da produção de comprimidos e cápsulas pelo grupo e maior economia de escala, chegando a triplicar a capacidade produtiva atual.
O investimento possibilitará o atendimento ao crescimento da demanda de medicamentos estimada para os próximos anos, tanto no mercado nacional quanto no internacional, além da produção de novos medicamentos. A expectativa é que a planta inicie as operações em abril de 2014 e que esteja plenamente operacional até dezembro de 2015.
Nova fábrica deverá gerar 400 empregos diretos
A implantação da nova estrutura produtiva da Novamed prevê a geração de aproximadamente 400 empregos diretos, além de 2.000 empregos indiretos, com benefícios econômicos e sociais para a Região Norte do País. Além disso, a operação também inclui subcrédito social no valor de R$ 1 milhão para investimentos sociais no entorno da nova fábrica.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















