Saúde
Fiocruz recebe especialista para conferência sobre câncer
Debate
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) receberá o professor Benedetto Terracini, da Universidade de Turim, Itália, para conferência no dia 26 de março, no Rio de Janeiro. Referência internacional em temas como carcinogênese química, epidemiologia do câncer, amianto, bioestatística, ética e patologia humana, Terracini irá proferir a conferência "Será que as monografias publicadas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC/OMS) superestimam os 'falsos positivos'? Subsídios históricos e discussão".
Na ocasião, o professor debaterá sobre as monografias da IARC, uma série de documentos técnicos que sintetizam o "estado da arte" em relação a fatores de risco de câncer, com base em um conjunto de evidências clínicas, laboratoriais, toxicológicas e epidemiológicas, como instrumento de apoio cientifico e subsídio aos organismos gestores e técnicos da saúde sobre os cuidados para proteção do homem e do ambiente.
Terracini participou como especialista estrangeiro da audiência sobre o amianto, no Supremo Tribunal Federal Brasileiro, em 2012, no qual apoiou o banimento como medida necessária para a proteção da população. Ele acompanha profissionalmente este e diversos temas ambientais na América Latina e Itália.
Nesta visita ao Brasil e à Fiocruz, o especialista também participará da banca de doutorado do pesquisador da Ensp Francisco Pedra sobre Mesotelioma (câncer asbesto-relacionado) no Brasil, orientado pelos professores Hermano Castro e Ines E. Mattos, na segunda-feira (24). No dia seguinte, terá reunião com os pesquisadores da Ensp/Fiocruz e do Inca para discutir os registros de câncer. No dia 28, já em São Paulo, Terracini dará palestra sobre as doenças relacionadas ao amianto, em seminário organizado pela Fundacentro, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















