Saúde
Natal (RN) sedia treinamento contra ameaças terroristas
Prevenção
Foi aberto, nessa terça-feira (22), o Treinamento em Ameaças Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (QBRN) em Natal (RN). O curso tem a participação de representantes da Anvisa, Ministério da Saúde, Forças Armadas, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além da vigilância epidemiológica e sanitária local.
De acordo com a Gerente-Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Laís Dantas, o objetivo do treinamento é compartilhar o conhecimento, estabelecer responsabilidade e harmonizar procedimentos relacionados a acidentes com QBRN, principalmente em eventos de massa como a Copa do Mundo. “Desde 2011, a Agência vem trabalhando com este tema. Esse, por exemplo, é o segundo treinamento que damos em Natal”, informa.
Essa necessidade de harmonizar e integrar os diversos órgãos e esferas de gestão para os eventos de massa também foi destacada pelo Capitão do Exército Tadeu Barradas. “De acordo com estatísticas, 54% dos atentados terroristas no mundo foram feitos com explosivos, 35% com armas de fogo e 11% por meio de sequestros ou envenenamentos. Temos que saber como lidar com essas questões”, acentua.
O Coordenador da Força Nacional do SUS, Cléber Verona, também destacou a importância do treinamento nas cidades-sede de jogos da Copa do Mundo. “Temos que desmistificar esses acidentes para termos condições de fazer os atendimentos da forma mais adequada”, sintetiza.
O treinamento, que termina no sábado (26), aborda biossegurança, proteção radiológica, agentes nucleares, além de produtos químicos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















