Saúde
Novo assentamento é atendido pelo programa Mais Médicos
Goiás
O assentamento Chico Mendes, localizado no município de Crixás, no Noroeste de Goiás, já está inserido no Programa Mais Médicos. Na última sexta-feira (25), uma grande festa foi organizada pelas 204 famílias assentadas, onde antes havia a antiga fazenda Bonanza, para o ato simbólico de abertura da porteira.
Com 8,63 mil hectares de área, o Chico Mendes se destaca por, desde o início, garantir às famílias atendidas pelo programa de reforma agrária, acesso a políticas públicas de educação, renda e saúde como escola municipal, a inscrição das famílias assentadas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e o Programa de Saúde da Família executado por profissionais de saúde do Programa Mais Médicos.
Na cerimônia, o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes, parabenizou as famílias pela conquista e ressaltou a importância do acesso à terra em conjunto a políticas públicas e saudou a retomada da reforma agrária em Goiás. "Mais do que vir aqui abrir apenas esta porteira, que a implantação deste assentamento possa servir como base para que possamos abrir outras porteiras em Goiás", disse, referindo-se à criação de novos assentamentos no estado, conciliando o acesso a políticas públicas voltadas ao público da reforma agrária.
Guedes ressaltou ainda a retomada da assistência técnica pelo governo federal com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a reestruturação do crédito para assentados e a grande demanda dos assentamentos pelo programa de habitação em assentamentos, o Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMVR), o acesso ao Bolsa Família. Outro ponto mencionado foi o uso das máquinas doadas aos municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - Fase 2 (PAC 2). Segundo o presidente do Incra, essas iniciativas farão com que os assentamentos se integrem cada vez mais a vida dos municípios gerando renda e dinamizando a economia local e regional.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















