Saúde
Organização elogia campanha contra tuberculose do Brasil
Internacional
A campanha deste ano do Ministério da Saúde de combate à tuberculose foi destaque da página da organização internacional Stop TB Partnership. O objetivo da campanha, que tem como slogan “O tratamento foi o maior sucesso da minha vida”, é chamar a atenção para o tratamento da tuberculose, que dura seis meses e não pode ser abandonado pela metade.
O Stop TB Partnership é uma organização fundada em 2001 que funciona por meio de uma secretaria promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e reúne 1.100 parceiros – entre governos, fundações, organizações não governamentais e outros – no combate a tuberculose em mais de 100 países.
Segundo a publicação no site, a campanha do Ministério da Saúde quebra paradigmas ao dar foco ao tema da tuberculose, principalmente ao usar uma personalidade famosa do mundo da música para tratar do assunto. Outro ponto de destaque, segundo o Stop TB Partnership, é que a campanha deixa claro que a tuberculose tem cura, que o tratamento é gratuito e deve ser seguido até o final.
O Brasil ainda foi destaque entre os membros do BRICS (grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela experiência exitosa da Frente Parlamentar de luta contra a Tuberculose. A frente foi criada no Congresso Nacional para apoiar as ações legislativas de combate à tuberculose. Para o Stop TB Partnership, a iniciativa ajudou o Brasil a aumentar o financiamento para o programa de combate à doença do Ministério da Saúde.
E as ações já mostram resultados na diminuição de casos de tuberculose no país. No ano passado, a taxa de incidência foi de 35,4 por 100 mil habitantes, contra 44,4/100 mil em 2003. Foram registrados - em 2013 - 71.123 casos novos de tuberculose. Em 2012, ocorreram 4.406 mortes pela doença, taxa de mortalidade de 2,3 óbitos por 100 mil habitantes.
Teste rápido
O Ministério da Saúde já disponibiliza, gratuitamente, o teste rápido para diagnóstico de tuberculose, que tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas.

Fonte:
Blog da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















