Saúde
Programa é reconhecido em cerimônia do Conselho Federal de Odontologia
Brasil Sorridente
Primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no País, o Brasil Sorridente mudou a realidade do acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das ações de prevenção e tratamento básico, o programa incluiu no SUS o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal. Em 10 anos de existência, foram inaugurados 1.000 Centros de Especialidades Odontológicas e atende atualmente 80 milhões de brasileiros.
As conquistas foram reconhecidas na cerimônia de 50 anos do Conselho Federal de Odontologia, realizada nesta terça-feira (9), em Brasília. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro do CFO e o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, foi condecorado com a Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional.
Chioro ressaltou os avanços na saúde bucal e destacou o reconhecimento mundial do Brasil. “Sempre que me encontro com ministros e dirigentes de outros países, dirigentes da OPAS e da OMS, por exemplo, e se pensa numa politica publica inclusiva e exitosa se toma como exemplo a saúde bucal brasileira. Nós conseguimos ser um exemplo para o mundo no que diz respeito a garantia do acesso a saúde bucal”, afirmou.
O ministro também ressaltou a importância do momento histórico dos 10 anos do Brasil Sorridente e 50 anos do Conselho Federal de Odontologia. “Uma autarquia federal responsável pela fiscalização e controle de exercício ético e profissional no âmbito dos estados, quando completa 50 anos de existência, são 50 anos de muita luta, engajamento e dedicação pela causa odontológica”, destacou. O CFO trabalha junto aos Conselhos Regionais de Odontologia, em parceria com os profissionais e com a sociedade, e participa da elaboração de projetos de lei e ações na área de saúde bucal.
Avanços
O Brasil Sorridente conta com 23.150 Equipes de Saúde Bucal (ESB) espalhadas em 4.971 municípios, o que corresponde a uma cobertura de 89,2% dos municípios. Os 1.000 Centros de Especialidades Odontológicas implantados estão distribuídos em 808 municípios. Somente em 2013, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão, em todo o País, em recursos destinados às Equipes de Saúde Bucal e também em investimentos nestes centros. O SUS também emprega 30% dos dentistas do País: são 63.584 profissionais atuando na rede pública.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















