Cultura
Projeto de saúde da Fifa já alcança 4 mil crianças no País
Iniciativa
Diante de uma plateia de mais de 300 crianças eufóricas com a presença de um craque pentacampeão do mundo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo, acompanharam, nesta quarta-feira (23), a implementação do Programa 11 Pela Saúde na Escola Municipal Maria Ambrósio Pommot, em Cuiabá (MT).
“Fico muito feliz vendo o legado da Copa chegar a mais de 4 mil crianças no Brasil pelo Programa 11 Pela Saúde. É muito recompensador ver esses jovens se divertindo enquanto aprendem sobre saúde e cidadania através do futebol. Esse é um dos nossos maiores programas usando a força do futebol para fazer a vida melhor”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
O Programa 11 Pela Saúde, criado pela Fifa e iniciado na África do Sul durante a Copa do Mundo da Fifa 2010, está sendo implementado em 121 escolas fundamentais nas 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa. As crianças têm entre 11 e 12 anos.
“Esse projeto foi idealizado pela Fifa com o objetivo de usar o futebol como ferramenta para implementar mensagens de saúde tão importantes para as crianças. No nosso projeto-piloto em Curitiba pudemos observar uma taxa de penetração e retenção das mensagens pelos jovens de até 40%, o que é um número muito positivo”, destacou um dos coordenadores médicos do COL, André Pedrinelli.
“Esse projeto é um desafio pelo tamanho e diversidade do nosso País, mas também uma grande alegria porque envolve valores muito importantes para as crianças. Temos certeza de que esse será um dos legados mais bonitos da Copa do Mundo da Fifa”, afirmou o líder nacional do projeto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores.
Além da Fifa, COL e CBF, são essenciais a participação e engajamento das autoridades locais e do Ministério do Esporte.
“Essa demonstração simbólica representa as onze escolas de Cuiabá envolvidas com esse projeto, tão importantes para boas práticas do futebol e da saúde”, disse o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que recebeu a delegação na escola ao lado do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa.
Fonte:
Fifa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















