Saúde
Minas Gerais recebe ambulâncias do SAMU
Emergência
A rede de atenção à urgência e emergência em Minas Gerais será aperfeiçoada com a entrega, pelo Ministério da Saúde, de 19 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos vão reforçar o atendimento aos moradores e turistas de Belo Horizonte durante os jogos da Copa do Mundo e, após o fim do torneio, serão distribuídos a outros 14 municípios mineiros. O termo de doação das unidades foi assinado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a inauguração do Centro de Operações da Prefeitura do município (COP-BH). A solenidade contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Na ocasião, a presidenta destacou a importância dos veículos para o estado, durante e depois do Mundial. “Tenho certeza que as 19 ambulâncias do SAMU, que nós vamos destinar nesse momento e que vão ficar concentradas aqui na capital, para ampliar a capacidade de prestação de socorro durante a Copa, vão, assim que a Copa acabar, serem distribuídas por todos os municípios aos quais elas forem destinadas, que elas vão contribuir para melhoria da qualidade do atendimento de urgência tão essencial à pessoa que dele necessita”, analisou Dilma.
Para o ministro Arthur Chioro, as novas ambulâncias ampliam o acesso da população a um atendimento pré-hospitalar de qualidade. “Inaugurado em 2003, o SAMU se transformou em uma realidade nacional; 75% da população brasileira hoje já conta com a atenção pré-hospitalar móvel qualificada. Este ato [entrega de veículos] é mais um legado que a Copa deixa para o nosso País, um avanço no que diz respeito ao sistema de saúde”, destacou o ministro.
O Ministério da Saúde investiu R$ 2,3 milhões na compra das 14 Unidades de Suporte Básico e cinco Unidades de Suporte Avançado. Após os jogos do Mundial, elas serão distribuídas para os municípios de Betim, Sete Lagoas, Brumadinho, Confins, Contagem, Itabirito, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão Neves, Sabará e Vespasiano.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) possui, atualmente, 181 Centrais de Regulação das Urgências, capazes de cobrir 145,6 milhões de habitantes. Ao todo, o serviço conta com 3.065 ambulâncias, sendo 2.287 Unidades de Suporte Básico, 554 Unidades de Suporte Avançado, 209 Motolâncias, nove Equipes de Embarcação e seis Equipes Aeromédicas.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo, ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















