Saúde
Segundo dia da Copa registra 62 atendimentos em postos de saúde em Salvador
Copa do Mundo
Balanço parcial indica que 62 atendimentos foram prestados até a noite desta sexta-feira (13) através do plano operacional montado para garantir atendimento otimizado aos torcedores durante a Copa do Mundo em Salvador.
Deste total, 46 foram registrados dentro da Arena Fonte Nova, e outros seis nos Postos Médicos Avançados (PMAs) montados pela prefeitura: três na Avenida Mário Leal Ferreira, nas proximidades da Codesal, e outros seis na Barra. Não foram registrados atendimentos nos PMAs dos Barris e Campo da Pólvora.
Dos casos registrados no estádio, não houve necessidade de transferência. Foram motivados, em sua maioria, por casos de cefaleia, entorses, ferimentos acidentais e distensões musculares.
O balanço foi considerado positivo pelas equipes de saúde, uma vez que não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Fora do perímetro do evento esportivo, um turista holandês com quadro de crise convulsiva foi atendido pelo SAMU 192 nas proximidades do Elevador Lacerda, sendo transferindo posteriormente para a rede hospitalar.
Prevenção
Também até às 19h30h de ontem, foram realizados 72 testes para detecção precoce do vírus HIV. O serviço integra a Campanha Proteja o Gol, que visa estimular o diagnóstico precoce da doença. Não foram registrados casos positivos. Somados com os dados de anteontem (12), foram contabilizados 124 exames realizados, com quatro casos positivos – todos encaminhados para os serviços de referência.
Nesses dois dias de Copa do Mundo em Salvador, agentes comunitários de saúde também distribuíram materiais educativos e cerca de 36 mil preservativos, estimulando o sexo seguro. Os testes serão realizados no perímetro da Fan Fest, no Farol da Barra, em uma unidade móvel que atenderá das 12h à meia-noite.
Espetinhos e arma branca são apreendidos em segundo dia de Copa No segundo dia de fiscalizações dos eventos da Copa do Mundo, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) contabilizou apreensão de 100 espetinhos, um veículo com bagagens, uma arma branca, 55 bebidas diversas e mais 238 caixas de bebidas proibidas para venda, essa última em operação conjunta com a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom). Participaram da operação desta sexta-feira (13) 216 fiscais da Semop, auxiliados por 72 agentes da Guarda Municipal.
O órgão também atuou no Setor de Proteção às Marcas, acompanhando a Fifa, Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Sucom, dentro e fora da Arena Fonte Nova, para coibir qualquer eventualidade referente a uso de indevido de marcas. Essa operação integrada resultou na apreensão de 269 chapéus que exibiam, irregularmente, marcas de patrocinadores do evento.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal, órgão vinculado à Semop, emprega cerca de dez homens em cada portal de acesso à Fan Fest, munidos de detectores de metais para garantir a segurança do ambiente, além de realizar a proteção no entorno do Farol da Barra, com agentes treinados e preparados para dar todo o suporte ao evento. Estão envolvidos na operação cerca de 300 servidores para garantir o fornecimento dos serviços prestados por outros órgãos e para colaborar com a população soteropolitana e visitantes.
Na Marcha Holandesa, evento realizado nesta sexta-feira no Centro Histórico, guardas lotados no Grupo de Apoio ao Turista (GAT) acompanharam cerca de cinco mil pessoas que participaram da festa. “Mantivemos contato direto com o público holandês, esclarecendo dúvidas sobre a cidade e o evento”, ressaltou o GM Joel Juvêncio, que ainda registrou ocorrências de auxílio a turistas que passaram mal, nas proximidades do Elevador Lacerda, sendo necessário o acionamento do SAMU.
Fonte:
Centro Aberto de Mídia de Salvador
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















