Saúde
Novo hospital atenderá pacientes do SUS em Porto Alegre (RS)
Rio Grande do Sul
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (4), da solenidade de inauguração do Hospital Restinga e Extremo-Sul, na capital gaúcha. "Tenho imenso orgulho desse hospital, e também, do Instituto Federal, do campus Restinga do Instituto Federal de Educação. São duas realidades que mudam as condições de vida da população aqui nessa comunidade", afirma Dilma.
As atividades na unidade hospitalar começaram segunda-feira (30), com a transferência dos pacientes do antigo Pronto Atendimento para a nova emergência do hospital, localizado na estrada João Antônio da Silveira, 3330. Equipada com 25 leitos, aparelhos de última geração e capacidade para atender 13 mil pacientes adultos e pediátricos por mês, a unidade funciona 24 horas.
"O governo se responsabilizará pela manutenção do hospital e, portanto, assinamos a liberação de recursos de 29 milhões com este destino. É um investimento bom para todos, inclusive para o SUS. Este hospital está qualificado não só para atender à comunidade hoje, mas também nas próximas décadas", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Direcionado exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o novo hospital também disponibiliza, nesta primeira fase, 65 leitos para internação. Entraram em ação 250 colaboradores, muitos deles integrantes da própria comunidade, formados em suas especialidades pelo Hospital Moinhos de Vento. Parceria da prefeitura, governo do Estado, Ministério da Saúde e Hospital Moinhos de Vento, atende uma população equivalente a 110 mil moradores dos bairros Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.
"Queremos articular a relação entre o Samu e uma central de leitos de atendimento que distribui, de acordo com a urgência, de acordo com gravidade, para benefícios da pessoas. Conquistar isso é o que queremos para todos os municípios, e sabemos que era necessário uma ação emergencial", ressalta a presidenta.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















