Saúde
Novo sistema agiliza atendimento em UPAs do Distrito Federal
Tecnologia
Um novo sistema de informatização do prontuário médico de pacientes, implantado em 2012 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Recanto das Emas, região administrativa que fica a cerca de 26 quilômetros de Brasília, chegou neste mês a outras cidades satélites da região, agilizando o atendimento à população.
Agora, todas as seis UPAs do Distrito Federal, também em Samambaia, Núcleo Bandeirantes, São Sebastião e Ceilândia (duas unidades) - utilizam o sistema integrado com hospitais.
Esse sistema eletrônico funciona com um software criado para unificar as informações da rede pública de saúde e facilitar o acesso dos médicos à informação do paciente. "O sistema eletrônico facilita porque você vai no paciente e já procura quais passagens ele tem. Antes, a menos que o paciente trouxesse algum relatório, a gente não sabia quais exames ele já tinha realizado, quais medicações tinha tomado e que tipo de queixas ele já relatou. Nesse sentido, é incomparavelmente melhor do que o sistema por escrito", comentou o médico Wellington Alves de Oliveira, da UPA do Recanto das Emas.
Outra vantagem é a economia de papel e espaço, já que não há mais necessidade de uma sala de arquivo de prontuários. “Exames laboratoriais só são impressos caso o paciente peça, pois agora o médico pode visualizá-los diretamente na tela do computador”, explicou Lincoln Carvalho, técnico administrativo da UPA de Recanto das Emas. Sem o novo sistema, esses exames demorariam de 2 a 3 dias para serem disponibilizados ao paciente.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















