Saúde
Distrito Indígena na Bahia inicia curso sobre tratamento de cárie
Capacitação
Começou nesta segunda-feira (19) o Curso de Capacitação de Multiplicadores na Prevenção e Tratamento da Cárie Dentária em Populações Indígenas, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia.
O objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais de saúde bucal do distrito, além de desenvolver atividades curativas, preventivas e educativas, no contexto da saúde indígena. Participam 19 Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e 19 cirurgiões dentistas. O curso vai até sexta-feira (23), no Fundacentro, em Salvador (BA).
Segundo o Responsável Técnico pelo programa de Saúde Bucal do DSEI Bahia, Thiago Bute, por mês, duas mil pessoas são atendidas nas aldeias e os problemas de saúde bucal mais diagnosticados em 2014 foram cárie e doeças periondotais, como a gengivite. "Vamos abordar a odontologia de mínima intervenção; antropologia aplicada à saúde bucal; prevenção, promoção e educação na saúde bucal indígena; estudo de caso; entre outros", disse Thiago.
Entre as ações da área para 2015, estão o atendimento clínico para controle de infecção, escovação bucal supervisionada em todas as aldeias e visitas nas escolas da comunidade do DSEI Bahia. "O cirurgião dentista do Polo Base deverá visitar todas as escolas das aldeias para conversar com os professores sobre escovação dental", finalizou o responsável técnico.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















