Saúde
Votorantim (SP) e Barreiras (BA) recebem médicos
Programa Mais Médicos
Localizadas em Votorantim, interior de São Paulo, as Unidades de Saúde da Família Jardim Tatiana, que atende 5 mil habitantes, e Green Valley, que presta serviço para 1,5 mil pessoas, já receberam médicos inscritos na primeira e segunda etapas do edital 2015 do Programa Mais Médicos para atuarem no Programa Saúde da Família (PSF).
A secretária de saúde do município, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, ressalta a importância do programa para a permanência de profissionais na cidade. “Nós temos muita dificuldade de trazer médicos de saúde da família para nossa região, por ser próxima a São Paulo, e temos dificuldade de fixação do profissional. Você contrata um médico, ele fica por um período, mas por conta de recursos e outras propostas, ele acaba saindo”, explica.
Nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, mais de 3.800 vagas ofertadas em municípios brasileiros e Distritos Indígenas já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil.
Para a terceira chamada, 4.362 médicos poderão optar dentre 318 vagas disponíveis em 218 cidades e 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). “Nossa torcida é que venham esses médicos do Mais Médicos, porque nós temos duas unidades de saúde da família para abrirmos até o fim deste ano. Então eu conto com a vinda deles para viabilizar a abertura dessas unidades, onde os três médicos que solicitamos trabalharão”, afirma Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.
Confira a lista de vagas disponíveis para a terceira chamada
Assistência na Bahia
Em Barreiras, na Bahia, a população já conta com três profissionais de saúde atuando no município. As Unidades de Saúde da Família Martina Clara Batista Máximo e Dr. Jaime Dias de Lima foram as primeiras a terem suas demandas supridas.
Para Maria Madalena de Souza Matos Torres, coordenadora da Atenção Básica de Saúde do município, as vagas disponibilizadas pelo programa são uma forma de atender a cidade. “As vagas do Programa Mais Médicos são importantes pela possibilidade de cobrir e assistir a população, para que ela não fique sem médicos”, afirma.
Com a ocupação de todas as vagas disponibilizadas pelo edital 2015 do Programa Mais Médicos, o governo federal leva assistência para mais de 60 milhões de pessoas. Serão 4.058 municípios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. Até 2014, 14.462 médicos atuavam em 3.785 municípios, beneficiando 50 milhões de brasileiros.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















