Saúde
Juiz de Fora recebe R$ 3,2 milhões para tratamento de Acidente Vascular Cerebral
Recursos
O atendimento de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Juiz de Fora (MG), ganhou um reforço de R$ 3,2 milhões para aperfeiçoamento do atendimento médico. A Portaria 1.611, que libera os recursos, foi publicada, nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial da União. A liberação dos recursos faz parte de um acordo aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite, de Minas Gerais, que elencou os assuntos prioritários para a região.
O valor será incorporado ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade do município de Juiz de Fora e do Estado de Minas Gerais e depois repassado ao Fundo Municipal de Saúde, a quem compete gerenciar a verba e distribuí-la à instituição contemplada. Uma das melhorias envolve o Hospital Dr. João Felício, que estará habilitado como Centro de Urgência Tipo III. O repasse dos recursos passará a contar a partir da competência de agosto de 2015.
Acidente Vascular Cerebral
No Brasil, as doenças cerebrovasculares estão entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas de infarto agudo do miocárdio e pneumonias. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013, 1,5% da população afirmou ter diagnóstico de AVC ou derrame, representando, aproximadamente, 2,2 milhões de pessoas com mais de 18 anos.
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (2011-2022) tem como meta reduzir em 2% ao ano o número de mortes por essas enfermidades. Abrange os quatro principais grupos de doenças crônicas (cardiovasculares, câncer, respiratórias crônicas e diabetes), além de seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade).
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















