Saúde
Paraíba usa tecnologia para combater o Aedes
Aplicativo
Desenvolvido para celulares com o sistema operacional Android, a população da Paraíba pode usar o aplicativo para fazer denúncias de focos de dengue. Por meio de um serviço de georreferenciamento é possível marcar em um mapa o local da denúncia.
Além disso, o aplicativo oferece informações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, informações para gestantes e o serviço de referência para atendimento mais próximo. Balanço dos primeiros 29 dias de funcionamento registra 312 denúncias.
Para um contato mais próximo com as mulheres grávidas da região, também foi criada uma central telefônica para buscar de forma ativa as gestantes e acompanhar a evolução da gravidez e do pré-natal.
Além dessas ações, a Paraíba é o Estado com o maior número de imóveis visitados na mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti. Graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras, desde 5 de janeiro até o momento já foram checados cerca de 20% deles. A meta é chegar a 100% até o dia 31 de janeiro.
O Exército Brasileiro disponibilizou 220 homens para as visitas domiciliares junto com os Agentes Comunitários de Endemias nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande. Do Corpo de Bombeiros são 150 homens distribuídos nos municípios do Conde, Alhandra e nas regiões de Campina Grande, Guarabira e Sertão.
Fonte: Blog da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















