Saúde
Reunião bilateral Brasil-EUA discute avanços contra zika
Enfrentamento
Preocupados com o avanço dos casos de zika, representantes dos Estados Unidos e do Brasil iniciaram, nesta quinta-feira (18), em Brasília, um diálogo de cooperação contra a epidemia da doença. Os países querem avançar no desenvolvimento de pesquisas para diagnóstico, controle, tratamento e vacinas contra o vírus.
"Esperamos estabelecer uma parceria com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para diagnóstico mais rápido e preciso da enfermidade zika, além de desenvolver novas tecnologias de combate ao mosquito", disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, na abertura da reunião.
Após ressaltar que o encontro foi fruto das conversas da presidenta Dilma Rousseff com o presidente dos EUA, Barack Obama, Castro reafirmou a importância de se combater a doença, citando as projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estimou a contaminação por zika de até quatro milhões de pessoas em 2016.
A embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, também participou da abertura do encontro e destacou a importância do trabalho conjunto entre os países. "Agradecemos muito a oportunidade de poder reunir os especialistas dos dois países para poder trocar informações e juntos poder definir como podemos cooperar para alcançar o maior impacto contra essa ameaça à saúde pública", afirmou.
Liliana lembrou que a cooperação já está em funcionamento, com o apoio de técnicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na ampliação da capacidade de diagnóstico dos laboratórios brasileiros contra o zika, além de pesquisas e estudos já em andamento.
Anfitriões da reunião, a Organização Pan-Americana da Saúde, vinculada à OMS, destacou que essa reunião tem potencial para fortalecer os trabalhos já realizados entre os dois países. "O mundo todo, científico e da Saúde, está atento ao que pode ser decidido aqui, porque sabe que daqui pode sair uma resposta mais rápida contra a doença", avaliou o representante da entidade no Brasil, Joaquín Molina.
Fonte: Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















