Saúde
Ministério do Planejamento reforça combate ao Aedes
Mobilização
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, vistoriou, na manhã desta sexta-feira (11), as instalações do bloco K da Esplanada dos Ministérios em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “Estamos vivendo uma emergência em saúde, com o risco que o zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, traz para as nossas crianças. O principal enfrentamento que temos que fazer, neste momento, é com o mosquito” afirmou.
Valdir Simão vistoriou a área externa do prédio, com foco em refletores, jardins, marquises e o canteiro da obra da escada de emergência. “A limpeza de área em todos os prédios, nas nossas casas, no nosso local de trabalho é essencial. É uma limpeza simples, em que se verifica os focos do mosquito que precisam ser eliminados” explicou.
De acordo com o ministro, mais de 300 mil servidores do Poder Executivo federal já receberam capacitação para combater o Aedes aegypti. Ele informou que os órgãos federais estão trabalhando para remover eventuais focos do mosquito em suas instalações e que a verificação é feita semanalmente. Até o momento, foram realizadas mais de 30 mil vistorias em busca de possíveis focos.
No final da ação, o ministro fez um convite aos cidadãos brasileiros. “Engajem-se, porque esse é um momento muito importante, um movimento de cidadania, de saúde pública que precisa contar com o apoio de todos nós”, disse.
Combate ao Aedes
A ação realizada, nesta sexta-feira (11), coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Casa Civil, mirou nos prédios públicos federais para reforçar a atenção da sociedade, em especial dos servidores públicos federais, e assegurar que eles estejam informados e engajados na eliminação dos criadouros do mosquito.
A atividade envolveu ministros e presidentes de empresas, bancos públicos e autarquias. A mobilização foi nacional, mas as ações concentraram-se em 223 municípios, selecionados como prioritários em função da ocorrência de dengue.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















