Saúde
Intervenção urbana Zika Zero chega a Teresina, no Piauí
Conscientização
Nesta semana, o jogo gigante “Zika Zero” será instalado na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina (PI). A ação é promovida pelo Ministério da Saúde e visa enfatizar a importância de não deixar água parada para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti. Entre 8h e 17h, a população pode, de maneira lúdica, matar as larvas do mosquito e não deixar o vetor nascer.
Adultos e crianças receberão orientações sobre o combate ao Aedes aegypti e poderão jogar a versão digital em totens próximos. A brincadeira inicia com larvas do mosquito Aedes aegypti flutuando na água e no meio do lixo. Por meio de um botão, o jogador faz a água se mexer, causando a movimentação da larva para o alvo indicado, que é uma lixeira. Cada vez que uma larva é colocada no alvo, um alerta com informação sobre prevenção aparece na tela.
Além da mensagem, cada larva eliminada dá pontos para o jogador. Ao final do tempo estabelecido, o jogador pode compartilhar em sua rede social quantas larvas ele eliminou.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que a ação explora a mensagem de que a água não deve nunca ficar parada, evitando que se torne um foco para o mosquito. "O tamanho da instalação vai chamar a atenção de todos em prol de um mesmo objetivo, que é combater o mosquito que transmite dengue, chikungunya e o zika vírus”, afirmou.
A ação começou em Salvador (BA), em 23 de maio, e termina no próximo sábado, 25 de junho, em São Luís (MA). Até agora, já passou pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Cerca de 16,5 mil pessoas já participaram do jogo nas capitais nordestinas.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















