Saúde
Primeira unidade de oncologia chega a Barra Mansa (RJ)
Cuidados médicos
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou, nesta sexta-feira (10), em Barra Mansa (RJ), da inauguração da ala oncológica da Santa Casa de Barra Mansa. A unidade é primeira clínica de oncologia do município e vai atender a população local e de outras 11 cidades da região. A Oncobarra foi habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Entre as especialidades oferecidas estão atendimento de mastologia; urooncologia; ginecologia oncologia; cirurgia de cabeça e pescoço; cancerologia cirúrgica; cancerologia clínica; radioterapia (convencional, conformada ou tridimensional e radiocirurgia); braquiterapia (de alta taxa de dose 2D e 3D); enfermagem oncológica; farmácia oncológica; psicooncologia; fonooncologia; fisioncologia e nutrição.
“A expansão do atendimento a pacientes com câncer é um dos grandes desafios da gestão do Sistema Único de Saúde. Essa é a primeira unidade que atende pessoas com câncer em Barra Mansa. A ampliação da oferta de tratamento vai beneficiar não só a população da cidade, mas também de outros 11 municípios”, afirmou o ministro.
O Ministério da Saúde habilitou a Santa Casa em atendimento oncológico no último dia 13 de abril. Para custeio federal da unidade, foi incorporado o repasse de R$ 4,1 milhões em 12 parcelas anuais. O recurso vai ser transferido pelo Fundo Nacional de Saúde diretamente ao Fundo Municipal de Saúde de Barra Mansa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















