Turismo
Feira das américas - Abav 2010 começa nesta quarta (20) no Rio
O 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e a Feira das Américas - Abav 2010, promovidos pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, começam nesta quarta-feira (20), no Riocentro, no Rio de Janeiro. O objetivo é incentivar a comercialização dos destinos turísticos brasileiros durante o encontro, que já é considerado um dos maiores eventos do continente americano no setor de turismo. Segundo os organizadores, o novo formato deste ano promete dar mais conteúdo e dinamismo à parte técnica do congresso, com aumento no número de seminários e extensão dos horários. A feira já tem noventa por cento de sua área comercializada e terá ainda mais participações de delegações internacionais.
Este ano os seminários acontecerão simultaneamente, ocupando 10 salas do Riocentro, das 10h às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. A feira será aberta às 13h. A reestruturação tem um objetivo maior, segundo o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, de agregar mais conhecimento técnico ao agente.
Um estande de divulgação da Copa de 2014 vai atender o público e também serão prestadas orientações sobre o cadastro de prestadores de serviço em turismo no ministério, o Cadastur e os programas Bem Receber Copa e Viaja Mais Melhor Idade.
Segundo os organizadores do evento, em 2009, quando a Abav decidiu terceirizar a comercialização da Feira das Américas, o objetivo era dar força ao projeto de internacionalização do encontro. Hoje, um ano depois de terceirizado, as vendas demonstram que a opção foi acertada. Há mais de dois meses do início da Feira das Américas – ABAV 2010, as negociações dos espaços já apontam para um aumento significativo da participação de delegações estrangeiras. Cerca de 60 países participam do evento.
Entre os novos países estão a Áustria, os Emirados Árabes (Dubai), a Croácia, a Polônia, a Rússia, a Tunísia, a Uganda e a Dinamarca. “O acesso aos mercados externos melhorou com a entrada da Reed, mas esse resultado também reflete o interesse internacional no Brasil, no Rio, tendo em vista que seremos sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas”, lembra Ferreira.
O Pavilhão 3 – Américas, do Riocentro, deverá concentrar as principais novidades. Entre elas, a inserção de um espaço para a realização de rodadas de negócio para o Turismo Receptivo. O Turismo Corporativo também terá um espaço específico nesta área. “A ABAV 2010 irá espelhar o que temos apregoado: a necessidade de unir todos os segmentos do mercado para ganhar em representatividade e força política. O evento funcionará como um grande guarda-chuva”, ressalta o presidente.
Este ano, a Feira das Américas deverá reunir mais de 700 empresas e 22 mil agentes de viagens do Brasil e de outros países. Cerca de 6% serão de novos expositores que estarão no evento pela primeira vez. “A Feira crescerá um pouco em área vendida, mas o foco é crescer em qualidade. A procura este ano está maior que no ano passado, principalmente do mercado internacional”, afirmou Ferreira.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















