Turismo
Brasil apresenta destinos e estrutura para eventos em feira de turismo na Alemanha
De terça (24) a quinta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) participará em Frankfurt, na Alemanha, da The Worldwide Exibition for Incentive Travel, Meetings and Events (Imex 2011), referência mundial na área de turismo de incentivos e encontros.
Durante os três dias, o Brasil vai mostrar seus destinos e a estrutura para a realização de eventos e encontros de negócios nos mais variados segmentos. Na programação do evento estão previstos seminários e workshops organizados por renomadas instituições como a German Convention Bureau (GCB), a Society of Incentive & Travel Executives (Site) e a International Congress & Convention Association (Icca).
Na avaliação do presidente da Embratur, Mário Moysés, o encontro é uma ótima oportunidade para apresentar os destinos, a infraestrutura e a expertise brasileira na realização de eventos, além de um bom momento para trocar experiências e informações com outros países e observar as novas tendências do segmento.
A Embratur participa do grupo de países expositores no evento desde 2003 e, neste ano, vai aproveitar a oportunidade para, em paralelo, promover seus principais destinos turísticos na Alemanha. O aeroporto de Frankfurt é um dos locais selecionados. Assim que os visitantes da feira desembarcarem, terão a sensação de estar chegando ao Brasil. Serão espalhados 50 painéis pelo saguão e montada uma torre externa com peças da campanha publicitária “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”.
O estande do Brasil terá de 305 metros quadrados de área e contará com uma sala de reunião, equipada para receber profissionais e facilitar o atendimento e prestação de informações. Além de espaços reservados aos apoiadores do São Paulo Convention & Visitors Bureau, a TAM Airlines e a TAP, estarão em exposição os destinos parceiros de Foz do Iguaçu, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Ranking
O ranking da Icca 2010 classificou o Brasil em 9º lugar entre os maiores realizadores de eventos do mundo. Pelo quarto ano consecutivo, o País fica entre os dez primeiros colocados. Para Mário Moysés, o fato de ter caído duas posições em relação a 2009 não compromete os avanços obtidos. Ele lembra que, em 2003 – ano em que a Embratur passou a responder pela promoção do Brasil no exterior –, o País ocupava a 19ª posição. “De lá para cá, com uma política de captação agressiva, o número de eventos mais do que triplicou, de 62 para 275”, disse. “Essa estratégia será mantida, assim como o investimento em novos polos para promover a descentralização fora do eixo Rio-São Paulo.”
O presidente da Embratur destacou também que já são oito os destinos brasileiros ranqueados entre os 50 principais nas Américas (Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Salvador completam a lista). “Certamente, a ampliação da oferta de destinos atrativos requer investimentos em infraestrutura, fator decisivo na hora de escolher o local onde o evento será realizado.”
Turistas alemães no Brasil
A Alemanha é o país europeu que mais envia turistas ao Brasil, sendo o quinto do ranking geral. Em 2010, 226 mil alemães entraram no País, número 5% superior ao registrado no ano anterior. Suas viagens são motivadas principalmente pelo lazer (28,2%), com permanência média de 18,6 dias, e os destinos mais procurados são Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















