Turismo
Polícia Federal faz 'recall' para troca de passaportes com chips defeituosos
A Polícia Federal divulgou nota nesta quarta-feira (15) para informar que será realizado um recall, sem custo, para 11.601 passaportes com erros nos chips de identificação do cidadão brasileiro. Os documentos foram produzidos pela Casa da Moeda, órgão responsável pela confecção de cédulas e documentos oficiais vinculado ao Ministério da Fazenda, entre os dias 2 de março e 6 de abril. Mais da metade dos passaportes já foi substituída.
Segundo a PF, os problemas ocorreram na parte de acentuação gráfica. Nesses passaportes, os dados pessoais de seus donos saíram sem qualquer tipo de acentuação gráfica. A polícia informou que os passaportes entregues com problemas precisam ser trocados para dar mais segurança ao cidadão.
Os donos dos passaportes com falhas serão avisados por telefone ou por e-mail para fazer a troca nos locais onde os documentos foram emitidos. A consulta dos documentos com problemas pode ser feita no site da Polícia Federal, através do link “Recall de Passaportes, dentro de Passaporte na página inicial.
O Ministério das Relações Exteriores informou que sabe dos problemas de identificação de passaporte desde o dia 5 de maio. Embaixadas e consulados brasileiros, além de autoridades migratórias internacionais, já foram comunicadas sobre as falhas.
De acordo com o Itamaraty, até o momento, não foi relatado nenhum problema envolvendo os passaportes com erros nos chips. Segundo a PF, os brasileiros que precisarem viajar antes de efetuar a troca não serão prejudicados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















