Turismo
Ministério cria sistema que mapeia os novos profissionais de turismo do País
O Ministério do Turismo anunciou, nessa quinta-feira (14), em São Paulo (SP), que acaba de implantar um novo sistema que revela quantos brasileiros estão prontos para entrar no mercado de trabalho do turismo. O Mapa de Qualificação Profissional mostra quem são os alunos, onde moram e em quais segmentos turístico eles foram treinados.
Na fase de testes, o MTur calculou que em menos de 3 anos, 170 mil pessoas foram qualificadas em mais de 2 mil cidades de todo o País. Esses alunos, no entanto, fizeram mais de um curso: foram 227 mil qualificações, média de 1,33 curso por aluno.
O principal objetivo do sistema é disponibilizar informações para investidores e empregadores do setor. “Queremos mostrar qual a capacidade instalada e que tipo de mão-de-obra o empresário vai encontrar na cidade onde ele escolheu investir”, explicou Regina Cavalcante, diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur.
Pelo menos 870 mil profissionais estarão em contato direto com os turistas em 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Até o ano de 2020, afirma o ministro do Turismo, Pedro Novais, o fluxo de turistas internacionais no Brasil vai se aproximar dos 10 milhões. Segundo ele, a década da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no País vai contribuir, ainda, para o Brasil alcançar a posição de quarta economia mundial. “A ajuda do turismo vai ser transformadora”, garantiu.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















