Turismo
Senado aprova regulamentação da profissão de turismólogo
Foi aprovado nesta quarta-feira (21), no Senado Federal, o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de turismólogo. Entre as vantagens do reconhecimento apontadas pelos profissionais do setor estão as possibilidades de se buscar melhorias no currículo do curso, junto ao Ministério da Educação, de realizar concursos públicos voltados à carreira específica, de alinhar políticas públicas voltadas ao setor de turismo. O projeto agora segue para sanção presidencial.
O projeto estabelece que a profissão de turismólogo será exercida por pessoas diplomadas em curso superior de Turismo ou Hotelaria, no Brasil, ou em cursos superiores equivalentes frequentados no exterior. Permite, ainda, aos que exerceram a profissão ininterruptamente nos últimos cinco anos, que esses possam continuar a trabalhar. E determina que o exercício da profissão requer registro em órgão federal competente.
Contudo, uma emenda deixa de caracterizar como específicas do turismólogo as atividades arroladas na proposição, levando em conta que algumas delas podem ser exercidas por profissionais com outras qualificações. Tais como desenvolver e comercializar novos produtos turísticos, planejar, organizar, controlar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















