Turismo
Embratur investe em mídias digitais para divulgar destinos turísticos do País
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aumentou a aposta nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros. O reforço dessa estratégia está embasado em indicativos de mercado. Cerca de um terço (30,9%) dos estrangeiros que vêem ao Brasil organizam sua viagem pela internet, segundo dados da pesquisa Demanda Turística Internacional de 2010, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sob encomenda de Ministério do Turismo e Embratur.
Conheça os principais pontos turísticos do Brasil
Outro motivo para investir nestas novas mídias é a mudança da imagem brasileira no exterior. "É um caso em que o meio, a plataforma, influi no significado da mensagem, fazendo com que o turista que procuramos no mercado internacional também passe a ver o Brasil como um país moderno, para além de nossa imagem tradicional de Sol e Praia", afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Produzir conteúdos associados a mídias digitais passou, portanto, a ser uma das prioridades na divulgação do País como destino turístico no exterior. Neste mês, a Embratur lançou um aplicativo para iPhone, que permite assistir a vídeos em 360° dos principais atrativos turísticos das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014.
Com a nova ferramenta, o turista pode vivenciar uma experiência única: interagir com as imagens, como se estivesse visitando o próprio destino e direcionando a câmera para os locais de interesse. Ao final da “viagem”, o público poderá compartilhar essa experiência nas redes sociais da Embratur e conhecer outras pessoas que também assistiram ao vídeo.
Para baixar o aplicativo, basta acessar o App Store e procurar por “Brasil 360”. O download é gratuito, mas depois de instalá-lo em seu iPhone, é necessário validá-lo sobre alguma aplicação impressa da Marca Brasil, utilizada para promover o País no exterior.
Até o momento foram produzidos vídeos de cinco cidades-sede (Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Cuiabá e Curitiba), incluindo seus arredores com potencial turístico. A intenção da Embratur é incentivar o turista estrangeiro a conhecer mais destinos além daqueles onde os jogos serão realizados.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















