Turismo
Emissão de vistos à Brasileiros pelos EUA chega a um milhão
Mais brasileiros estão solicitando vistos para entrar nos Estados Unidos. Com 16% a mais do que o mesmo período do ano anterior, a emissão de vistos à brasileiros já chegou a um milhão, apenas este ano. A fim de facilitar o “livre acesso” entre Brasil e Estados Unidos, diplomatas dos dois países se reúnem nesta segunda-feira (22) para discutir a possibilidade de fim do visto obrigatório entre os dois países.
No mês de setembro, aproximadamente 66,2 mil vistos foram processados, dos quais 32,9 mil foram em São Paulo, 19,6 mil no Rio de Janeiro, 8,9 mil em Brasília e 4,6 mil no Recife. No mesmo mês, a média diária de solicitações brasileiras de vistos americanos foi cerca de 2 mil em São Paulo, 1,1 mil no Rio de Janeiro, 642 em Brasília e 276 no Recife. Até o fim de 2012, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil estimam que se chegue a um número recorde de vistos.
Fim do visto para EUA
De acordo com o Itamaraty, não há expectativa de que essa decisão seja tomada no encontro desta segunda, que tratará de assuntos técnicos e rotineiros sobre a consolidação da ideia da não obrigatoriedade do visto, reforçada na visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington há cerca de seis meses. Ainda não há previsão de quando será realizada outra reunião sobre o tema.
Atualmente, cidadãos do Canadá e de alguns países da Europa Ocidental, como a França, podem entrar nos Estados Unidos sem a emissão de visto. Não há nenhum país da América Central ou do Sul com esse tipo de permissão. Caso as negociações entre as autoridades brasileiras e americanas resultem no fim da obrigatoriedade, o Brasil será o primeiro País da região a ser dispensado da autorização.
Isenção de vistos para União Europeia
Desde o início de outubro, o acordo entre o governo do Brasil e a União Europeia determina a isenção do visto tanto para brasileiros como para europeus, exceto para o Reino Unido e a Irlanda. A medida vale para 25 países. Porém, cada país poderá romper o acordo. As negociações já existentes permanecem em vigência.
Pelo acordo, a isenção é válida para passaportes comuns e viagens de até três meses de duração. Mas o texto permite a prorrogação do período desde que negociado com as autoridades de cada país. O fim do visto vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos – exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação.
Visto
O visto temporário é concedido pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio dos consulados brasileiros no exterior, aos estrangeiros que pretendam vir ao Brasil em viagem cultural ou missão de estudos; em viagem de negócios; na condição de artista ou desportista; na condição de estudante; cientista, professor, técnico ou profissional de outra categoria, sob regime de contrato, ou a serviço do Governo brasileiro; na condição de correspondente de jornal, revista, rádio, televisão ou agência noticiosa estrangeira; na condição de ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada e de congregação ou ordem religiosa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















