Turismo
Empresários do setor de hotelaria devem renovar registro em banco de dados nacional
Empresários brasileiros do setor hoteleiro devem efetivar ou renovar o cadastro no Cadastur, sistema que reúne empresas turísticas regularizadas no mercado e em dia com obrigações legais. Além de oferecer segurança ao consumidor, o site é uma ferramenta prática e segura para turistas que usam a internet para planejar a própria viagem.
Pensando em oferecer ao turista uma fonte de consulta digital de serviços, o Ministério do Turismo iniciou nesta sexta-feira (5) campanha para sensibilizar o empresariado e iniciou contato com 6 mil empreendimentos hoteleiros participantes do Cadastur. Os empresários serão comunicados sobre o prazo de validade do cadastro e poderão atualizar o registro, garantindo a manutenção do nome da empresa no mapa formal do turismo brasileiro.
Impacto da internet
Segundo o último Estudo da Demanda Internacional no Brasil, a internet é a principal fonte de informações sobre turismo para um em cada três dos viajantes pesquisados (30,9%). Nas mídias sociais, turistas consultam outros turistas e é assim que a troca de informações sobre meios de hospedagem, passeios e atrações dos destinos se transformam em serviço de “utilidade pública” na web.
Se você é empresário, aproveite a temporada de planejamento de viagens de verão e cadastre-se. As empresas que participam do Cadastur são incluídas em ações promocionais do Ministério do Turismo, podem participar de eventos, feiras, ações e iniciativas promocionais no Brasil e no exterior e têm acesso a linhas de crédito dos bancos públicos.
Além disso, o cadastro regular é pré-requisito para participar do aplicativo Trip Planner, recém-lançado pela Embratur no Facebook. A ferramenta oferece informações sobre aspectos práticos de viagem e permite que o turista tenha acesso online aos serviços oferecidos pelo setor turístico brasileiro, o que amplia a visibilidade do negócio.
Se você planeja começar a pesquisa de informações para a próxima viagem na internet, acompanhe durante o dia de hoje os perfis do Ministério do Turismo no Facebook, Twitter e Instagram: @mturismo. Visite também a página do Cadastur.
Se você já começou a preparar a viagem das férias ou do próximo feriado, não deixe de acessar também o site promocional do Ministério do Turismo, que traz informações sobre destinos, roteiros e as principais atrações turísticas do Brasil.
Legislação
O cadastro dos prestadores de serviços que atuam no mercado turístico nacional é regulamentado pela Lei 11.771/2008, regulamentada pelo decreto 7.381/2010 e portaria 130/2011. As empresas que atuam como agência de turismo, meio de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, parque temático, acampamento turístico e guias de turismo têm a obrigação legal de se cadastrar e renovar o cadastro de dois em dois anos.
Passo a passo
Para regularizar o cadastro, o empresário deve entrar em contato diretamente com o órgão oficial de turismo de seu estado, apresentando a documentação atualizada do estabelecimento e o formulário de oferta de serviços. Se preferir, entre em contato com o Ministério do Turismo pelo telefone 0800 606 8484 ou pelo email atendimento.cgst@turismo.gov.br. Outras informações aqui.
Cadastur
O Cadastrur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.
Leia mais:
- Organização da Copa recebeu mais de 75 candidaturas para Centro de Treinamentos de Seleções
- Sistema utiliza estrelas para classificar tipos e serviços de hospedagem no País
- Feira de agroindústrias e agricultura familiar serão promovidas durante a Copa de 2014
- Projetos de reforma ou construção de hotéis para a Copa receberão R$ 2 bilhões
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















