Turismo
Emissão de passaportes será normalizada em 15 dias
Brasileiros e estrangeiros que tiveram problemas com a emissão de passaportes por conta do chip, terão o problema solucionado em 15 dias, afirma o Ministério das Relações Exteriores. Em nota, o ministério diz
que irá normalizar esse tipo de situação o mais rápido possível, sem prejudicar àqueles que precisam do passaporte às vésperas do Natal e das férias escolares.
O ministério informou ainda que o defeito ocorreu em parte de um lote, e a Casa da Moeda reenviou, em tempo, 8,6 mil documentos ao Itamaraty. Esses passaportes estão sendo distribuídos nos postos onde a necessidade é maior.
O ministério e a Casa da Moeda estão trabalhando em conjunto para solucionar o problema o quanto antes. A empresa é responsável por ativar o chip para que o Ministério das Relações Exteriores faça a personalização com os dados dos cidadãos que requerem o documento em postos no exterior.
De acordo com o ministério, a Casa da Moeda já reforçou o processo de controle de qualidade para evitar novas ocorrências.
Emissão de passaporte
No Brasil, a emissão de passaportes comuns fica a cargo da Polícia Federal. No exterior, as repartições consulares do Itamaraty são encarregadas da emissão de passaportes comuns. O pedido de passaporte comum para brasileiro no exterior deve ser feito pelo preenchimento do formulário de solicitação eletrônico.
Chip de segurança
O novo passaporte eletrônico, que começou a ser emitido a partir de dezembro de 2010 pela Polícia Federal e pela Casa da Moeda, tem como principal característica um dispositivo eletrônico de gravação de dados (chip) inserido na sua capa.
Neste chip, constam os dados pessoais constantes da página de identificação e informações biométricas do portador (fotografia facial e duas impressões digitais), que permitem a sua comparação automática com os dados impressos na caderneta.
A partir de 2014, todos os passaportes brasileiros deverão ter o chip. A estimativa de produção é de 2,2 milhões de unidades por ano.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















