Turismo
Pontos turísticos brasileiros ganharão 14 projetos de acessibilidade
Eliminação de barreiras
Os pontos turísticos do Brasil ganharão projetos voltados aos portadores de necessidades especiais. O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo nesta terça-feira (6) por meio da disponibilidade de financiamento para 14 projetos que envolvem ações de acessibilidade na área. Até a Copa do mundo 2014, o governo federal pretende investir R$ 109 milhões em acessibilidade.
No País, cerca de 45 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de deficiência, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, iniciativas desse porte devem ser incentivadas em todo o País. “As cidades precisam se adaptar às necessidades desses turistas especiais. É preciso eliminar as barreiras”, disse. A revitalização da Orla de Olinda(PE) e da praça da República de Recife (PE) estão inseridas nesse processo.
A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (RN), promoveu um no último fim de semana evento de lazer esportivo na Praia de Ponta Negra para pessoas com deficiência e ofereceu modalidades como vôlei, futebol, surf, caiaque e peteca adaptadas às necessidades dos competidores.
Algumas cidades brasileiras se destacam por oferecer hotéis com quartos e banheiros adaptados, restaurantes com cardápios em braile e informações acessíveis a deficientes auditivos e serviços de transporte adaptados. Entre elas, estão Maceió, a capital com o maior percentual de quartos de hotéis adaptados para receber visitantes com mobilidade reduzida, e Socorro, cidade paulista com uma estância hidromineral adaptada para cadeirantes.
Entre as cidades turísticas brasileiras mais visitadas, São Paulo (SP) se destaca pelos museus com catálogos em braile e audioguias, como por exemplo, a Pinacoteca do estado, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, e por oferecer maior rede hoteleira adaptada, com 511 quartos. O Rio de Janeiro (RJ) oferece elevadores-plataforma que dão acesso às bilheterias e à área de embarque do Pão-de-açúcar.
Em turismo de aventura, destacam-se a Chapada do Guimarães (MT), com trilhas para deficientes visuais no Espaço Turístico Chapada Aventura. A trilha possui cordões e sinalização tátil. Em Brotas (SP), monitores de várias operadoras receberam treinamentos para conduzir os turistas com deficiências, especialmente nas modalidades rafting, arvorismo e tirolesa.
Pac do Turismo
A economia turística brasileira tem crescido acima do PIB nacional e os grandes eventos esportivos, tais como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, dão visibilidade e consolidam o País como um dos principais destinos turísticos do mundo. Para o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, a inclusão do turismo no PAC é um sinal de que o governo brasileiro reconhece a importância do setor para a economia do País e seu papel contra crises internacionais.
Um dos critérios de distribuição das verbas é o índice de competitividade turística do município pleiteante, medido pelo MTur com base em 13 indicadores. “Um de nossos critérios de priorização do investimento é pela conclusão de obras ou aquelas que possam ser iniciadas de imediato”, completou o ministro.
O segmento de negócios e eventos é um dos mais importantes e de maior vitalidade para a economia turística do País: está na primeira posição entre os que mais aumentaram seu faturamento em 2012 e cresceu 23,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas. Também é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao País com essa finalidade, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















