Turismo
Programa capacita profisionais ligados ao turismo em Natal
Cursos profissionalizantes
As primeiras cinco turmas profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa começam esta semana em Natal, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade. Ao todo, são 310 vagas para cursos de garçom, auxiliar de cozinha, camareira e recepcionista em meios de hospedagem, todos gratuitos, com duração de três meses.
Além dos cursos técnicos voltados para ocupações de base do setor, o Pronatec Copa também oferece treinamento para os idiomas inglês, espanhol e libras (língua brasileira de sinais). O Pronatec Copa já formou 15.890 alunos e hoje é o principal programa de capacitação de mão de obra do Ministério do Turismo (MTur) em curso. “É uma forma de melhorarmos a qualidade do atendimento ao turista no Brasil no curto prazo”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O investimento total, incluindo o MTur e o Ministério da Educação, é de R$ 390 milhões em 54 cursos profissionalizantes presenciais em 120 municípios brasileiros. Os cursos mais procurados são os de auxiliar administrativo, recepcionista em meio de hospedagem e organizador de eventos.
Pronatec Copa
O programa de qualificação profissional para a Copa 2014, o Pronatec Copa, compreende cursos de formação inicial e continuada para quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. Os cursos oferecidos estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.
O Pronatec Copa faz parte do Pronatec Turismo, que também engloba o Pronatec Copa na Empresa e o Pronatec Copa Social, que, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
Criado e executado pelo Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério da Educação, o Pronatec Turismo tem por meta oferecer, até 2014, 240 mil vagas em 54 cursos integralmente presenciais, em ocupações de base do setor turístico.
Somente em 2012, o programa formou 31.983 alunos em todo o País. Outros 25.236 alunos matriculados em 2012 ainda estão em sala de aula. Em 2013, a meta é oferecer 114 mil vagas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















