Turismo
Alagoas redesenha seu mapa turístico
Plano de desenvolvimento
Alagoas foi o primeiro dos 26 estados a apresentar um plano de desenvolvimento turístico alinhado ao Ministério do Turismo (Mtur), depois do lançamento das Diretrizes do Programa de Regionalização do Mtur, em maio de 2013.
A principal meta de Alagoas é aumentar o fluxo de turistas em 20% e, para isso, o estado tem investido fortemente nas regiões com vocação histórica, como os Caminhos do São Francisco, e a região dos Quilombos, que reconta a histórica do Quilombo dos Palmares. As praias continuam sendo o destaque do estado, como a região Metropolitana, que inclui a capital Maceió, e duas regiões que priorizam as belezas naturais, como o litoral norte de Alagoas, a região Lagoas e Mares do Sul, e a região Costa dos Corais, que possui a segunda maior barreira de corais do mundo.
O último dado de turistas do MTur mostra que o estado recebeu 2,4 milhões de turistas no ano da pesquisa, em 2011. A capital, Maceió, é o terceiro destino mais procurado pela terceira idade. Os principais emissores de turistas para Alagoas são o próprio estado (28%), Pernambuco (20%) e São Paulo (14%).
Turismo local
Nos últimos anos já foram investidos mais de R$ 9 milhões para a promoção do turismo no estado de Alagoas e na melhoria da infraestrutura de diversas cidades como Piaçabuçu, Pão de Açúcar, Penedo, Piranhas e Delmiro Gouveia.
O Rio São Francisco, uma das principais atrações da região, tem 240 quilômetros de extensão e corta cidades históricas como Piranhas e Delmiro Gouveia. O rio atravessa serras e cânions, e margeia cidades com atrações culturais, náuticas e religiosas.
A cidade de Piranhas conta com diversas áreas arqueológicas e preserva seu patrimônio histórico de estilo barroco dos séculos 18 e 19. Já Delmiro Gouveia tem museu que concentra a história da vida sertaneja alagoana, além das praias e belezas naturais.
Mapa turístico
O Programa de Regionalização do Mtur é uma estratégia para, além de destacar ainda mais o Brasil como destino turístico, orientar a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo País. Os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal deverão redesenhar seus mapas turísticos. Uma prévia do novo mapa mostra que ele já tem 3.635 municípios cadastrados e 276 regiões turísticas. O novo mapa trará regiões consagradas pelo turismo e apostas de roteiros.
Assim que os novos mapas estiverem concluídos, o Ministério do Turismo vai classificar o nível de desenvolvimento (que varia de 1 a 3) de cada uma das regiões e definirá as necessidades de investimento de cada localidade.
Fonte: Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















