Turismo
Viaje Legal: como evitar problemas na viagem de férias
Férias
Com o período de férias chegando, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas e preocupações extras. No caso de viagem de avião, recomenda-se chegar ao aeroporto com no mínimo uma hora de antecedência para voos nacionais e duas horas para voos internacionais. Fazer o check-in pela internet no site da companhia aérea e despachar as bagagens com identificação são boas opções para evitar transtornos. Também é necessário ter em mãos um documento de identidade com foto em bom estado de conservação.
Em caso de cancelamento, excesso de passageiros ou atraso do voo, o Ministério do Turismo listou alguns benefícios proporcionais ao tempo da ocorrência que as empresas aéreas tem obrigação de oferecer: uma hora - acesso a telefone ou internet; duas horas: alimentação adequada ao tempo de espera; quatro horas: acomodação em local adequado.
Em caso de viagem terrestre, é interessante se informar com antecedência sobre os serviços da transportadora turística, como horários de partida e de chegada, número de paradas durante o percurso, segurança, roteiros, bem como serviços de atendimento ao cliente oferecidos pela empresa aos usuários.
Uma boa dica de aproveitamento da viagem é integrá-la à natureza, praticando turismo sustentável e se envolver com a cultura local. O guia Passaporte Verde traz diversas dicas de ecoturismo.
Segurança
A segurança é outro ponto importante. Andar sempre junto com o grupo turístico da viagem e evitar áreas desabitadas colaboram para a segurança do turista. Caso seja necessário se afastar do grupo, é sempre bom avisar ao guia turístico.
Muitos destinos turísticos dispõem de serviços de apoio ao turista, com informações e materiais impressos sobre a rede de transporte, pontos turísticos entre outros. Um mapa da região, que também costuma ser disponibilizado nos serviços de apoio, sempre facilita o passeio.
Hospedagem
O comprovante de reserva da hospedagem deve conter informações sobre o tipo de unidade habitacional ou acomodação, os serviços oferecidos durante a estadia, horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento.
No Guia Viaje Legal há dicas simples e rápidas em um guia de bolso ou uma cartilha disponível para download.
Ao voltar da viagem, compartilhe a sua experiência com o Ministério do Turismo: envie fotos, vídeos e comentários nas redes sociais com a hastag #Mtur.
Fonte:
Blog do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















