Turismo
Casa das Onze Janelas: um passeio pela história
Norte
O centro histórico de Belém, no Pará, é um passeio pelo passado cultural do Brasil. O complexo Feliz Lusitânia, como é chamado, abriga um conjunto arquitetônico dos séculos XVII e XVIII, com destaque para a Casa das Onze Janelas.
Antiga residência de um senhor de engenho, o local recebe exposições temporárias e mantém um acervo com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall.
Cada uma das onze janelas oferece vista para um belo atrativo natural, como jardins, a Baía do Guajará e o Mercado de Ver-o-Peso. Vale destacar também o restaurante “Boteco das Onze”, que atrai os turistas que visitam o local por ser um dos mais qualificados de Belém.
Hoje, o local é um dos cartões postais da capital paraense e um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade Velha. A área que envolve a Casa também possui um jardim de esculturas, um navio corveta da marinha e um palco, que se projeta sobre a baía.
Construída no século XVIII, a Casa das Onze Janelas foi residência de Domingos da Costa Bacelar, um senhor de engenho de açúcar. Em 1768, a casa foi adquirida pelo governo do Estado para abrigar o Hospital Real, que funcionou ali até 1870. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 16h e feriados, das 9h às 13h.
Fonte:
Blog do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















