Turismo
Programa divulga história de Brasília para moradores
Turismo Cidadão
Em contagem regressiva para o início da Copa do Mundo da FIFA™, Brasília se prepara para receber torcedores de várias regiões do País e do mundo. Mas não são apenas os turistas que vão receber atenção especial. Os brasilienses ganharam mais uma opção para se divertir e aprender sobre a própria cidade: o Turismo Cidadão. Focado no turismo cívico, o programa levará os moradores do Distrito Federal para conhecer os monumentos e a história da capital, que completou 54 anos no último dia 21.
“Moro em Brasília há 37 anos, e já andei muito por essa região central. Mas nunca pude fazer esse tipo de passeio, com um guia, recebendo informações. É incrível”, disse a aposentada Maria Helena da Guia, 63 anos. Moradora do P Sul, Maria Helena estava ansiosa para conhecer o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. “Conhecia o Mané antigo, mas só vi o novo pela televisão. Tenho ótimas memórias desse lugar”, confessou.
A arena também era o centro das atenções de Andressa Dias, 9 anos, Leila de Andrade, 10, e Emanuele Alves, 10, moradoras da Estrutural. “Minha mãe foi carpinteira na construção do Mané Garrincha, é muito legal ver o estádio prontinho”, contou Andressa, orgulhosa. As estudantes se encantaram com a cartilha ilustrada, desenvolvida pelo cartunista Ziraldo especialmente para o projeto. “Os desenhos são lindos, e os textos são fáceis de entender”, comentou Emanuele.
Palco de sete jogos da Copa do Mundo da FIFA™, o estádio Mané Garrincha encerra a cartilha em versão estilizada por Ziraldo. “Tem muita coisa boa para acontecer! Brasília não para de se desenvolver. Ainda vamos mostrar ao mundo muita beleza, muita alegria e muito talento”, diz o material, logo abaixo da ilustração do novo monumento.
“Fácil de amar”
Ziraldo veio a Brasília para o lançamento do Turismo Cidadão e se mostrou lisonjeado com a oportunidade de retratar, em desenho, os pontos turísticos da capital. “É um dos trabalhos mais criativos que já realizei, porque acho essa cidade incrível. Me considero um pioneiro, e fico feliz em ver Brasília se valorizando. É uma cidade fácil de amar, e é preciso incentivar esse amor nos próprios moradores, sobretudo nas crianças”, declarou.
O secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves, reforçou o caráter educativo e inclusivo da iniciativa. “Vamos transformar as ruas da cidade em uma sala de aula. Fizemos uma pesquisa e descobrimos que 62% da população do DF não conhecem os monumentos e a história da cidade. Isso precisa mudar”, afirmou.
Os dois ônibus do projeto contam com plataformas para cadeiras de rodas, e as cartilhas informativas têm versão em braille, voltada para os deficientes visuais. Um vídeo com audiodescrição também foi preparado, com as mesmas informações da cartilha impressa. O programa atenderá prioritariamente a estudantes da rede pública do DF, idosos e grupos de risco.
Oportunidade
Euclides Pereira, de 63 anos, não conseguia sequer escolher uma atração preferida. O aposentado mora em Marabá (PA) e está em Brasília para tratar uma fratura no tornozelo. “Moro na fazenda, e quando venho para cá, vou direto do hospital para a hospedagem. Nunca tive a oportunidade de passear, assim, com uma equipe tão educada e atenciosa. Estou muito feliz e emocionado”, definiu.
Trinta idosos e 40 alunos de escolas públicas da Estrutural participaram do passeio inaugural, e puderam conhecer também o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado na Praça dos Três Poderes. “Hoje, temos uma estrutura pronta para atender à nossa população e aos turistas do Mundial”, garantiu a primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz.
Até o final do ano, a Secretaria de Turismo do DF espera atender mais de 10 mil estudantes, 1,5 mil idosos e 18 mil pessoas assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest). Setecentos professores e articuladores foram sensibilizados e capacitados, além de 14 coordenadores regionais e 400 coordenadores locais. A ideia é levar o passeio para dentro da sala de aula, com conteúdos relacionados à história do Distrito Federal e do Brasil.
Agende-se
Grupos organizados também podem participar do programa, mediante agendamento. Para solicitar um dia no Turismo Cidadão, é necessário mandar e-mail para turismocidadao.agenda@gmail.com
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















