Turismo
Itaipu atrai mais de 10 mil turistas no feriadão do Dia do Trabalho
Movimentação
Mais de 10 mil turistas visitaram as atrações da margem brasileira de Itaipu nos quatro dias de feriado prolongado - de quinta-feira (1º) Dia do Trabalho, a domingo (5). O número de visitantes superou a expectativa do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que havia projetado um movimento de 8 mil pessoas.
No balanço final, o CTI registou um fluxo de 10.230 pessoas – incremento de 27,8% acima do projetado. O dia de maior movimento foi o sábado (3), com 3.481 visitantes, seguido da sexta-feira (2), com 3.013. No dia 1º, visitaram Itaipu 1.763 pessoas; no domingo (4), o movimento foi de 1.973 turistas. Em 2013, o Dia do Trabalho caiu em uma quarta-feira e, por isso, teve menor impacto na movimentação turística.
Primeiro semestre
O movimento de turistas no feriadão do Dia do Trabalho reforça os números do setor no primeiro semestre. De janeiro a abril, visitaram a usina 172.268 pessoas, número 10% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Somente em abril, foram 40.148 turistas, ante 30.396 registrados no mesmo mês de 2013 – incremento de 32%. “Esse feriado [do Dia do Trabalhador] e também o movimento do primeiro semestre, mesmo sem estar fechado, estão além das nossas expectativas”, comemorou a gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jurema Fernandez.
Atrações
Compõem os atrativos turísticos da usina a Visita Panorâmica (a mais procurada), o Circuito Especial, o Test Drive Veículo Elétrico, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), a Iluminação da Barragem, o Ecomuseu e o Polo Astronômico.
Mais informações sobre o turismo em Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico.
Itaipu
A usina de Itaipu completou, na segunda-feira (5), 30 anos de geração de energia no País. A Itaipu Binacional se tornou estratégica para o Brasil e para o Paraguai, e responde atualmente por 17% do consumo de energia elétrica do mercado brasileiro e 75% do paraguaio.
Dez anos depois de constituída a empresa binacional, para gerenciar e depois administrar a usina (Itaipu comemora 40 anos de criação no dia 17 de maio), entrou em operação efetiva sua primeira unidade geradora. Exatamente às 12h40 do dia 5 de maio de 1984, foi feita a primeira interligação com o sistema elétrico do Paraguai, país sócio do empreendimento.
A energia de Itaipu chegou ao Brasil um pouco mais tarde, porque o sistema de transmissão, operado por Furnas, ainda não estava concluído. A usina fechou 1984 com duas unidades instaladas, que geraram 277 mil MWh.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















