Turismo
Mato Grosso é destaque em qualificação profissional
Capacitação
O Mato Grosso assumiu uma posição de destaque no Pronatec Turismo, programa de qualificação profissional para a Copa do Mundo gerenciado pelo Ministério do Turismo. O estado foi um dos que mais formou profissionais nos 52 cursos oferecidos pelo programa.
O Mato Grosso, com seis municípios atendidos (Cuiabá, Aquidauana, Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda), formou, até o momento, 7.683 profissionais. Em número de matrículas, 14.650, perde somente para o Rio Grande do Sul, que inscreveu 19.511 pessoas desde 2012, início do esforço de qualificação do governo federal para a Copa do Mundo.
O Pronatec tem um saldo de 166 mil matriculados, dos quais 75.020 concluíram os cursos em 22 estados. A meta, já superada, era a de chegar à Copa do Mundo com 157 mil inscrições.
“Com o Pronatec Turismo temos a chance de suprir uma grande lacuna do turismo brasileiro, que é a carência de profissionais qualificados. Com certeza, sairemos da Copa do Mundo como um destino turístico mais competitivo”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Entre as cidades-sede, Cuiabá ocupa a primeira posição em número de formandos (5.893) e a segunda em inscrições (11.092), depois de Salvador. No total, foram matriculados 89.169 e formados 38.139 profissionais e pessoas interessadas em trabalhar com turismo.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para o segmento turístico tem ações do Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Social, em 120 cidades brasileiras. Entre estas cidades estão as capitais sede do Mundial, além de municípios do entorno das capitais e destinos turísticos consolidados.
As formaturas de alunos do Pronatec Turismo estão na agenda das visitas do ministro Vinicius Lages às cidades-sede. Na semana passada, ele participou da entrega de certificados em Porto Alegre. Na quarta (06), foi a vez de Recife.
Pronatec Turismo
Com o objetivo de organizar esse trabalho, o Ministério do Turismo se uniu ao Ministério da Educação para levar o Pronatec ao segmento turístico. O programa vai capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor.
Serão 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes também receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Com uma mão de obra qualificada, os megaeventos no Brasil já têm um vencedor: o turismo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















