Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2014 > 05 > Porto Alegre é formada por diferentes origens e etnias

Turismo

Porto Alegre é formada por diferentes origens e etnias

Rio Grande do Sul

Capital gaúcha mantém intactas tradições e sotaques, formados a partir de italianos, alemães, índios, portugueses e espanhóis
por Portal Brasil publicado: 09/05/2014 14h14 última modificação: 30/07/2014 03h27

O Rio Grande do Sul reúne uma matiz diferente da cultura brasileira. Um estado de forte e crescente indústria, o maior produtor de grãos do País e um dos maiores produtores pecuários, mantém intactas suas tradições, formadas de uma mistura de sotaques, principalmente italianos, alemães, índios, portugueses e espanhóis.

Uma região rica em cultura, de excelente gastronomia e a maior produtora de vinhos brasileira, o Rio Grande do Sul reserva a seus visitantes uma imensa hospitalidade em suas montanhas frias no inverno, nas estâncias dos pampas - onde se pode observar de perto as tradições gaúchas (que incluem o churrasco e o chimarrão) - e na capital Porto Alegre, sede cultural do estado e palco de cinco partidas da Copa do Mundo da Fifa 2014. Quatro pela primeira fase e uma das oitavas de final. Todos os jogos serão disputados no Beira-Rio, estádio do Internacional (RS).

Quem lá aportar durante o torneio rapidamente conhecerá o Guaíba, que recorta a capital gaúcha de norte a sul e lhe proporciona uma orla de 72 km de extensão. Porto Alegre é uma cidade cosmopolita e que sabe valorizar as múltiplas expressões e as diferentes origens étnicas e religiosas que formam sua cultura. Hoje, com mais de 1,4 milhões de habitantes, tornou-se um polo comercial de bens e serviços e um reduto da tecnologia a serviço da população. Multifacetada também na paisagem, Porto Alegre tem opções de lazer que vão de teatro, música, literatura, a cinema e artes plásticas. É uma agenda de eventos que se distribuem em 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 espaços teatrais e 64 salas de projeção.

Entre os atrativos culturais, de lazer e históricos estão prédios antigos em estilo neoclássico que fazem parte do roteiro turístico. Os destaques são a Catedral e a Cúria Metropolitana, a Casa da Junta - hoje Memorial do Legislativo, o Palácio do Ministério Público, o Palácio Piratini – sede do governo- o Theatro São Pedro e o Museu Júlio de Castilho.

Um passeio guiado é uma boa opção para quem deseja conhecer a capital porto-alegrense, com roteiros dos cartões postais da cidade, como o Parque da Redenção, o Mercado Público e a Fundação Iberê Camargo. 

Principais pontos turísticos

Orla do Guaíba

O Guaíba é a mais forte expressão geográfica de Porto Alegre e marca da identidade paisagística da cidade. A orla fluvial soma 72 km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade. Outra excelente opção para curtir o principal cartão postal de Porto Alegre é a praia de Ipanema, na Zona Sul, caminhando pelo calçadão do bairro às margens do lago ou em um dos muitos bares e restaurantes da orla.

Usina do Gasômetro

A usina e sua chaminé, com 117 metros de altura, são cartões-postais da cidade. Hoje, o prédio abriga um centro cultural e de eventos. O local abriga cursos, shows, peças de teatro e mantém uma biblioteca. Exibe filmes e promove palestras, além de manter exposições permanentes com artistas locais.
Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 551. Centro
Funcionamento: diariamente, das 9h às 21h
Preço: grátis
Acessibilidade: sim
Wi-fi: sim

Brique da Redenção

Trata-se de uma grande feira cultural que, desde 1978, quando se chamava Mercado das Pulgas, faz do Parque da Redenção o espaço mais popular e frequentado dos domingos porto-alegrenses. Dos quitutes da culinária baiana, passando pelas especiarias árabes, artesanato, pinturas, caricaturas e antiguidades; tem de tudo no Brique.
Funcionamento: aos domingos, das 9h às 17h
Endereço: Avenida José Bonifácio – junto ao Parque Farroupillha
Site: www.briquedaredencao.com.br

Casa de Cultura Mário Quintana

Ocupa um prédio do antigo e chique Hotel Majestic, restaurado em 1990 e tombado como patrimônio histórico do Estado em 1982. O nome faz justa homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Mario Quintana, que fez de um dos quartos do hotel sua residência por quase 15 anos.
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados e domingos das 12h às 21h
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Site: www.ccmq.com.br

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)

O imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase cinco mil metros quadrados, foi construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal. Desde 1978, a construção suntuosa, com vitrais, mármores e ornamentos é a sede do MARGS. O acervo permanente é considerado um dos mais importantes do país. A arte gaúcha do século XX é a base da coleção, com obras de artistas como Iberê Camargo, Glauco Rodrigues, Alice Brueggemann, Maria Lídia Magliani e Carlos Scliar. Da arte brasileira é destaque a seção de pinturas com quadros de Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Guignard, Manabu Mabe entre outros renomados.
Endereço: Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico
Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 19h
Preço: grátis
www.margs.rs.gov.br

Catedral Metropolitana

A construção obedece ao projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale, da Academia de Belas Artes São Lucas, de Roma. O estilo é inspirado na Renascença Italiana, mas as torres, inauguradas em 1971, lembram o modelo das construídas na época das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul.
Endereço: R. Duque de Caxias, 1.047 - Centro
Site: www.catedralmetropolitana.org.br
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h ás 18h. Sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 8h às 18h
Preço: grátis
Acessibilidade: sim

Theatro São Pedro

Inaugurado em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se Província de São Pedro, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do País. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração. A disposição da platéia, em forma de ferradura, é característica do teatro italiano da época. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984.

O Café do Theatro, instalado no foyer nobre, ocupa também uma ampla sacada com mesas ao ar livre e vista para a Praça da Matriz.

Site: www.theatrosaopedro.com.br

Funcionamento: Aberto de terças a sextas, das 12h às 21h e, quando há espetáculo, das 12h às 19h

Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico

Mercado Público

O prédio foi erguido em 1869 e é um mundo de tradição, diversidade e beleza ligado à memória e ao imaginário da cidade. Mais de 100 mil pessoas circulam diariamente pelas 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares do Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre e onde se encontra de tudo: produtos e utensílios típicos gaúchos, frutas exóticas e hortigranjeiros, temperos e especiarias da culinária internacional, artigos religiosos afro-brasileiros, artesanato, padarias, lojas de vinhos e cachaçaria com o melhor da produção nacional.

Site: www.portoalegre.rs.gov/mercadopublico

Endereço: Largo Glênio Peres s/n – Centro Histórico

Funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábado das 7h30min às 18h30min.

Os restaurantes, exceto aos sábado, continuam funcionando após estes horários


Fonte:

Portal da Copa
Blog do Turismo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Quem é o Turismólogo?
Categoria, que teve atuação estabelecida por lei em 2012, é responsável pelo planejamento e gestão de produtos turísticos
Os encantos e surpresas de Ouro Preto
A cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, oferece diferentes opções de roteiros para os visitantes
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Categoria, que teve atuação estabelecida por lei em 2012, é responsável pelo planejamento e gestão de produtos turísticos
Quem é o Turismólogo?
A cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, oferece diferentes opções de roteiros para os visitantes
Os encantos e surpresas de Ouro Preto
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado

Últimas imagens

O compositor Onildo foi o responsável por acender a pira em Caruaru
O compositor Onildo foi o responsável por acender a pira em Caruaru
Foto: Ivo Lima/ brasil2016.gov.br
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Divulgação/EBC
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Divulgação/EBC

Governo digital