Turismo
Sergipe adere ao sistema de classificação hoteleira
Hospitalidade
A Secretaria de Turismo de Sergipe assinou, na última semana, um termo de ajustamento de conduta do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). A proposta foi criada pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2011 com o objetivo padronizar a rede hoteleira para a Copa do Mundo. O termo foi assinado pelo secretário José Roberto de Lima; da representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado, Daniela Mesquita; e do procurador da República, José Rômulo Almeida.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem foi elaborado pelo MTur em parceria com o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a sociedade civil, e adotado como estratégia para o País, aumentando a competitividade do setor. “Embora a adesão seja voluntária, acreditamos que um sistema de classificação uniforme e padronizado beneficie a concorrência entre os hotéis e dê ao turista mais confiança para escolher a hospedagem”, afirma o diretor de produtos e destinos do MTur, Marcelo Lima Costa.
O acordo feito em Sergipe vai enquadrar a rede hoteleira do estado e coibir o uso incorreto de classificação por estrelas, que só pode ser usado por aqueles que tiverem se submetido à avaliação do Ministério do Turismo. “Estamos de portas abertas para ajudar a rede hoteleira no cadastramento desse novo sistema", explicou o secretário de Turismo, José Roberto de Lima.
A presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita, ressaltou o feito como um passo positivo para o fortalecimento da associação. “A assinatura fortalece a associação, dando a oportunidade de desenvolver um trabalho de conscientização com os associados sobre o sistema de classificação”, diz.
O termo é um instrumento de comunicação com o mercado. Possibilita a concorrência justa entre os meios de hospedagem e ajuda turistas brasileiros e estrangeiros em suas escolhas. Segundo o procurador da República, José Rômulo Silva Almeida, é fundamental que todos sejam informados sobre o sistema para não serem surpreendidos pelas fiscalizações.
SBCLASS
O sistema de classificação SBClass, do Ministério do Turismo, divide os estabelecimentos em sete grupos, considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas dos turistas. Ele estabeleceu categorias específicas para hotéis, hotéis fazenda, hotéis históricos, resorts, pousadas, cama e café e flat/apart hotel.
Para receber a nova classificação, os meios de hospedagem têm de atender os requisitos obrigatórios, como estar inscrito no Cadastur e responder por 30% dos requisitos opcionais disponíveis, como coleta seletiva de lixo e presença de restaurantes. Em Sergipe, apenas dois hotéis possuem seus estabelecimentos classificados pelo sistema de estrelas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















