Turismo
Vicente Neto toma posse como presidente da Embratur
Renovação
Em cerimônia realizada nessa quarta-feira (14), o ministro do Turismo, Vinícius Lages, deu posse ao presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vicente Neto. Também foram empossados o novo secretário-executivo do Ministério do Turismo , Alberto Alves e o novo diretor de Markerting da Embratur, Sergio Flores. Neto já estava a frente do Instituto desde abril.
O ministro Lages afirmou que o Ministério e a Embratur precisam aproveitar o momento de visibilidade para atingir a terceira posição mundial no PIB do turismo do mundo, que hoje é de US$ 76,1 bilhões. Estima-se que 3,6 bilhões de telespectadores vão assistir à Copa pela TV e mais 18 mil repórteres internacionais farão a cobertura do evento. “Temos que concentrar forças em políticas públicas que apoiem o crescimento e a geração de empregos no setor e trabalhar nossos destinos turísticos buscando desafios em novos mercados”, falou o ministro Vinicius Lages.
Já Vicente Neto ressaltou a necessidade de buscar novos horizontes para o turismo do Brasil. “A promoção do Brasil no exterior avançou consideravelmente nos últimos anos e precisamos pensar em uma gestão que garanta mais flexibilidade e agilidade para a Embratur. Neste momento, quero propor um repensar coletivo. Faço um convite público para que todos participem desse processo”, finalizou Vicente.
A Embratur está estudando um novo modelo de gestão que regulamenta as parcerias com empresas e entidades representativas do setor, dando maior segurança jurídica a ações promocionais conjuntas. As parcerias poderão ocorrer por meio de termos de cooperação, patrocínio da Embratur a atividades promocionais ou pela celebração de Parceria de Promoção Internacional.
O novo diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores, agradeceu o voto de confiança e ressaltou a busca de sinergia entre Ministério do Turismo e Embratur para promover o turismo do Brasil. “Nossos esforços estão voltados para inserir o turismo cada vez mais na pauta da economia, gerando emprego e renda para os brasileiros”, destacou.
A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Ministério do Turismo e reuniu autoridades como o ex-ministro do esporte Orlando Silva, o capitão da Seleção Brasileira pentacampeã, o jogador Cafu, políticos, secretários do MTur, diretores da Embratur, além de representantes de entidades ligadas ao setor de turismo.
Servidor da casa assume diretoria
Sérgio Flores, servidor da Embratur desde 1992, retorna à Casa assumindo a diretoria de Marketing, responsável pelo planejamento e execução das políticas de marketing, promoção, propaganda e relações públicas do turismo brasileiro no exterior. Sua nomeação saiu no dia 12, no Diário Oficial da União.
Flores é formado em Educação Física e Administração, pós-graduado em Análise de Sistemas e MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 1997. Além disso, possui Mestrado Profissional em Turismo, pela UNB (Universidade de Brasília), concluído em 2009.
O servidor de carreira passou durante 11 anos (de 1992 a 2003) por alguns cargos dentro da Embratur, tais como: Técnico Especializado; chefe da Divisão de Eventos Internacionais; chefe da Divisão de Propaganda Internacional e chefe do Departamento de Propaganda.
Em seguida, ocupou o cargo de subsecretário de Planejamento e Avaliação da Setur/DF (Secretaria de Turismo do DF), até 2004, quando foi para o Ministério do Turismo como coordenador-geral de Marketing e Publicidade, onde atuou até 2011. Desde então, Flores estava como diretor do Departamento de Marketing Nacional também no Ministério do Turismo.
Embratur
A Embratur foi criada em 1966, por meio do Decreto-Lei 55, que criou também o Conselho Nacional de Turismo e definiu uma política nacional para o setor. Desde então, o turismo brasileiro trilhou muitos caminhos, ganhou profissionalismo e amadureceu.
Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção e o apoio à comercialização, no exterior, dos produtos turísticos do Brasil.
A partir de então, o Ministério põe em prática uma política pública baseada em modelo de gestão descentralizado e orientado pelo pensamento estratégico. Além disso, foram implementados um novo modelo para a Embratur, em que o Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil e a Marca Brasil passam a nortear e dar unidade às ações de promoção do Brasil no exterior.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















