Turismo
Mercado municipal de Manaus reúne o melhor da Região Norte
Amazonas
Manaus (AM) é uma mistura de cores que revelam uma cidade singular, com traços indígenas e arquitetura histórica europeia. A Caravana MTur chegou à cidade-sede da Copa nessa quarta-feira (25) e foi conhecer um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
Localizado às margens do Rio Negro, o mercado é um mosaico da gastronomia, cultura e costumes do Amazonas. A beleza de sua arquitetura foi inspirada no famoso mercado Les Halles, de Paris.
Lá é possível encontrar produtos típicos da região amazônica: peixes, artesanato local, castanhas, frutas nativas como cupuaçu, tucumã, açaí, pupunha e as “garrafadas”, mistura de ervas e plantas medicinais que auxiliam em tratamentos terapêuticos e de doenças.
A variedade de opções impressiona os turistas que passam por lá. Seu Raimundo Adelino tem uma barraca no mercado com vários produtos regionais. No período da Copa, ele disse que o movimento está muito bom e que os turistas ficam encantados com a culinária e a receptividade do povo manauara. “O mercado municipal é, sem dúvida, o local mais visitado pelos turistas estrangeiros e brasileiros”, afirmou. Segundo ele, os produtos mais vendidos foram o óleo de pau-rosa, utilizado como analgésico, e a castanha do Pará.
No artesanato, destacam-se as cestas de diversas etnias indígenas, chaveiros feitos da escama do pirarucu, cabaças, colares, pulseiras de semente de açaí e indumentária indígena.
Durante o Mundial, o mercado Adolpho Lisboa recebeu um fluxo maior de visitantes. Segundo o Centro de Atendimento ao Turista do local, cerca de 500 turistas procuraram informações e dicas de lugares para explorar todas as belezas e curiosidades da maior metrópole do Norte do Brasil.
Conheça este lugar encantador!
Fonte:
Blog do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















